Tribunal de Braga absolveu funcionário judicial acusado de "passar" informações

Tribunal de Braga absolveu funcionário judicial acusado de "passar" informações
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Tribunal de Braga absolveu esta segunda-feira um funcionário judicial que estava acusado pelo Ministério Público (MP) de “passar” informações de um processo a um empresário daquela cidade e de usar meios públicos para o fazer.

Acesso ilegítimo, peculato e abuso de poder são os crimes que o MP imputava ao funcionário, colocado no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) em Braga mas atualmente com funções suspensas.

Segundo a acusação, o funcionário terá acedido de forma ilegítima ao processo, que não lhe estava adstrito.

Em causa dezenas de acessos, alguns fora do horário de trabalho do funcionário e mesmo ao fim de semana.

O funcionário estava ainda acusado de ter fotocopiado mais de 200 páginas do processo, utilizando os meios do tribunal, e de ter entregado as fotocópias ao empresário envolvido no caso.

Hoje, na leitura do acórdão, a juíza presidente do coletivo deu como provados os acessos ao processo e admitiu que os mesmos “podem constituir um indício” de que o funcionário poderia estar a “extravasar” as suas funções.

No entanto, sublinhou que esses acessos, por si só, não são suficientes para provar, sem margem de dúvidas, de que houve uma “efetiva transmissão” de informações a um dos envolvidos.

A juíza lembrou que o processo nunca esteve formalmente em segredo de justiça nem em situação de acesso restrito, pelo que qualquer funcionário poderia aceder ao mesmo.

Por tudo isto, “o tribunal ficou na dúvida”.

“A absolvição não significa que o tribunal tivesse ficado convencido de que os acessos tivessem sempre a sua justificação”, disse ainda a juíza presidente.

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.