Empresa Extrusal vai expandir os seus negócios para Chile Perú e México este ano

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 fev (Lusa) -- O grupo português Extrusal, especialista na extrusão e tratamento de estruturas de alumínio, vai apostar este ano na expansão para o Chile, Peru e México, disse hoje à Lusa o porta-voz da administração, João Madaíl.

"A Extrusal vai expandir o negócio este ano para novas geografias, caso de Chile, Peru e México, países onde nos posicionámos recentemente e que apresentam boas perspetivas de virmos a obter resultados interessantes já no final de 2014", mencionou o responsável da empresa portuguesa.

Fundada em 1972, em Aveiro, pelo empresário Carlos Lourenço Boia, a Extrusal tinha como alvo o mercado português, mas em 2003 e 2004 encetou o seu processo de internacionalização para a Alemanha e França.

Hoje, mais de 50% do volume de negócios global do grupo é gerado fora de Portugal, uma percentagem que espera aumentar para 55% a 60% já em 2014.

Para atingir este objetivo, o grupo conta com a expansão para novas geografias, nomeadamente para Chile, Peru e México, com a consolidação da atividade nos mercados europeus onde já opera e ainda naqueles onde tem empresas, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

"A Extrusal vai encerar 2013 com um volume de negócios global semelhante ao observado em 2012 [34,2 milhões de euros]", disse à Lusa João Madaíl, adiantando que a empresa espera obter com a estratégia em curso um crescimento da faturação global de 10% no final deste ano.

A Extrusal está também a trabalhar na Suécia, Dinamarca e Noruega e vai empenhar-se no reforço do negócio na República Checa, Hungria e na Roménia, bem como na Suíça.

"Estamos preparados para responder ao crescimento da procura externa. A fábrica de Aveiro, com 74.000 metros quadrados (m2) de área coberta, tem uma capacidade total de extrusão de 15 mil toneladas que não está esgotada", adiantou.

"Em 2013, a fábrica da Extrusal tratou 9,5 mil toneladas de alumínio, pelo que há margem para responder ao desafio colocado pelos novos mercados", referiu o responsável, lembrando ainda que "não vão ser feitos investimentos para aumentar a atual capacidade produtiva" daquela unidade.

O grupo desenvolve e produz perfilados em alumínio para aplicações na arquitetura e indústria, sendo presentemente uma das maiores empresas europeias neste segmento.

"Produzimos em Aveiro perfis estruturais e peças maquinadas para a indústria automóvel e sistemas de caixilharia e fachadas energeticamente eficientes para uma construção sustentável", precisou.

A arquitetura é responsável por 30% do volume de vendas anuais da empresa e a indústria por 70%.

"A maioria das vendas dos sistemas para a construção é comercializada através de empresas comerciais que foram criadas em todo o território português. Já os perfis para a indústria, com fortíssimo peso nas exportações, têm como mercado principal a Europa", explicou à Lusa o porta-voz da administração do grupo.

Segundo João Madaíl, as vantagens competitivas da Extrusal resultam do binómio preço/qualidade, onde pontuam as certificações de segurança, qualidade e ambiente, além do investimento contínuo em inovação e design.

O grupo Extrusal emprega atualmente 270 colaboradores.

JS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.