Ópera e teatro cruzam-se em obra de Tiago Cutileiro em cena no Teatro Campo Alegre

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 28 fev (Lusa) -- A peça "Tudo nunca sempre o mesmo diferente nada", que cruza ópera e teatro a partir de um libreto do compositor português Tiago Cutileiro, numa encenação tripartida, apresenta-se na sexta-feira no Teatro Campo Alegre, no Porto.

Em 2017, a Douda Correria editou o libreto, ou "mosaico de texto para uma ópera", em livro, e o projeto chega agora à cena pela mão das encenadoras Leonor Keil, Sónia Baptista e Sara Carinhas.

Segundo a apresentação, o libreto combina "diversos pequenos fragmentos de diferentes autores de forma a criar um discurso coerente entre três personagens", incluíndo o elenco Inês Simões, Nélia Gonçalves, Maria Ermida e Maria João Sousa, cantoras, além do agrupamento Ars Ad Hoc.

Além da música, há um trabalho teatral que é combinado com elementos operáticos e um trabalho de vídeo e projeção multimédia, a cargo de Cutileiro e Raquel Melgue, com informática musical a cargo de Ricardo Guerreiro, ao longo de duas horas de peça.

Em quatro atos, doze cenas de dez minutos combinam as quatro cantoras com dois quartetos, um de clarinetes e outro de cordas, para misturar elementos da grande ópera, no sentido mais clássico, com um trabalho minimal de cenografia e teatralidade.

"O conceito de história é, pois, questionado, mas nunca abandonado, e a noção de ópera como drama, embora abalada, é intencionalmente mantida. O caráter fragmentário conferido pela teia de textos de diferentes origens é reforçado, nesta produção, pela encenação tripartida distribuída por três encenadoras", pode ler-se na apresentação.

A combinação de vários elementos artísticos e de multimédia, juntamente com a separação dos vários textos por encenadoras diferentes, tem como objetivo trazer à obra de Tiago Cutileiro "uma diferente perspetiva cénica, induzindo mais ruturas num já ténue fio narrativo a unir as personagens".

Produzido pela Arte no Tempo em coprodução com o Teatro Municipal do Porto, o Teatro Municipal da Guarda, o Cultura Vibra e o Teatro Garcia de Resende, o espetáculo teve estreia absoluta na Guarda, em 23 de fevereiro.

Já passou, entretanto, por Castelo Branco, seguindo depois do Porto para o Teatro Aveirense, em 10 de março, e o Teatro Garcia de Resende, em Évora, esta última récita marcada já para 16 de junho.

"Tudo nunca sempre o mesmo diferente nada", a partir de composições de Tiago Cutileiro, é apresentado pelas 21:00 no Teatro Campo Alegre, no Porto, em récita única na cidade.

SIYF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.