Festival Vivarium no Porto com atuações de mais de 40 artistas entre 28 e 30 de março

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 28 fev (Lusa) -- Mais de 40 artistas atuam, entre 28 e 30 de março, no Porto, no âmbito do festival Vivarium, que cruza várias artes performativas e, à segunda edição, pretende "questionar as convergências e divergências entre Inteligência Natural e Inteligência Artificial".

"Serão cerca de 30 propostas e mais de 40 artistas que, entre 28 e 30 de março, ocuparão o Maus Hábitos, Cinema Passos Manuel, Ateneu Comercial e Reitoria da Universidade do Porto - Biblioteca do Fundo Antigo", refere a organização num comunicado hoje divulgado.

A segunda edição do festival, que decorre sob o título "Inteligência Natural, o que as Inteligências Artificiais (IA) ainda não podem fazer?", pretende "questionar as convergências e divergências entre Inteligência Natural e Inteligência Artificial (IA)".

"Numa época em que se especula intensamente sobre as capacidades das IA criarem, Maus Hábitos e Saco Azul convidam artistas e pensadores a questionarem o que é realmente específico do vivo. Integrando eventos que vão da música à performance, do pensamento às artes visuais e new media, o Festival assinala ainda uma programação especial de celebração dos 18 anos do Maus Hábitos", lê-se no comunicado.

A programação musical do festival inclui Tim Hecker, Elizabeth Brown, Proc Fiskal, Ricardo Dias, a cantora lírica Magna Ferreira, Yannick Hofmann, Stereoboy e BLEID.

As artes visuais e new media irão ocupar todo o espaço do Maus Hábitos, com "um conjunto de propostas que respondem a dois eixos programáticos: a memória do Maus Hábitos e o tema geral do festival".

O primeiro eixo inclui, entre outros, "o projeto Picture Generation, que revela pela primeira vez o arquivo fotográfico de 18 anos do espaço" e "múltiplas reinterpretações inéditas em formato de vídeo-instalações com o projeto Arquivo Mau(s) que resulta de um workshop com os associados da Saco Azul e os artistas multimédia do grupo Openfield Creativelab.

O segundo eixo "reúne propostas de diversos artistas sobre o tema geral do festival, numa vontade de ultrapassar uma oposição simplista entre natureza livre e criativa de um lado, e máquinas ou instituições alienantes do outro", e inclui obras de artistas como Justine Emard, Pedro Bandeira & 18:25, Catarina Rangel Pereira e Inês Castanheira.

O programa de Performances inclui atuações de Pedro Prazeres, Dasniya Sommer, Yuko Kominami e Jung in Jung.

O Vivarium integra ainda duas conferências: E---X---S---I - Encontro Expressões entre o Som e a Imagem e Criar conceitos - Seguir regras: Um diálogo improvável entre Deleuze e Wittgenstein, com participações de Charles Travis, Jean-Claude Dumoncel, Catarina Pombo, João Ribas, Francisco Santos e moderação de Sofia Miguens.

Da programação do festival faz ainda parte o workshop Enraizar para Virtualizar, "uma oportunidade para os participantes dançarem com avatares e que culmina numa Performance Participativa em Realidade Mista".

A primeira edição do Vivarium realizou-se no ano passado com o objetivo de discutir a relação entre a cultura humana e a cibernética, através de 'performances', conversas, exposições e música.

Na altura, a curadora Marianne Baillot explicou à Lusa que o Vivarium, a acontecer de forma anual, vai ser dotado de uma "abordagem multidisciplinar" que pretende que o evento vá além das artes visuais e se foque no lugar do corpo no contexto da sociedade atual.

JRS (TDI) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.