Volkswagen chama carros à revisão na Austrália por perda de potência do motor

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 12 jun (Lusa) -- O fabricante alemão Volkswagen vai chamar à revisão milhares de veículos na Austrália devido a problemas relacionados com a perda de potência do motor.

Meios de comunicação social australianos dizem, citados pela agência Efe, que se acredita que as falhas podem causar acidentes como o que, alegadamente, terá provocado a morte de uma mulher em 2011.

Volkswagen não forneceu detalhes dos modelos alvo da revisão, mas a Associação Australiana de Automóveis assinalou que os alvos do problema são modelos como o Golf, Jetta, Polo, Passat e Caddy fabricados entre 2008 e 2011, referiu a cadeia de televisão ABC.

Apesar da ausência de informação, a comunicação social australiana calcula que serão chamados às oficinas 26.000 unidades.

As preocupações em torno da segurança dos Volkswagen aumentaram depois da morte de Melissa Ryan, cujo Golf foi abalroado por um camião numa estrada do estado de Vitória.

No mês passado, o condutor do camião declarou aos investigadores que o carro da mulher de 32 anos diminuiu a velocidade repentinamente.

Proprietários de outros veículos da marca alemã também se queixaram que os seus carros desaceleraram ou pararam em estradas australianas aparentemente por falhas na caixa de velocidades.

Recentemente a Volkswagen publicou uma carta aberta oferecendo aos seus clientes inspeções gratuitas depois da crescente preocupação pública em torno dos problemas mecânicos dos seus carros.

Noutros países como o Japão, Singapura e China a Volkswagen já chamou à revisão milhares de veículos que terão manifestado problemas idênticos.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.