Catarina Martins (BE) diz que não há saída limpa sobre "escombros da economia" e "mar de desemprego"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 fev (Lusa) - A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) Catarina Martins criticou hoje a discussão dos partidos do Governo e do PS sobre uma saída "à irlandesa" ou com um programa cautelar do memorando com a 'troika', alertando que "não há uma saída limpa" com a situação atual de Portugal.

"O Governo tem discutido se há uma saída limpa ou um programa cautelar. O PS entra neste diálogo com PSD e o CDS como se houvesse saída limpa sobre os escombros da economia, como se houvesse saída limpa sobre o mar do desemprego, como se existisse alguma saída limpa sobre a destruição do país. Não há saída limpa", declarou a bloquista na abertura de uma conferência nacional do partido que decorre hoje e no domingo em Lisboa.

Muito crítica para com a "chantagem da finança", Catarina Martins reiterou a necessidade de se renegociar a dívida soberana, alertando ainda para a "sangria do país" também no período pós-'troika' em áreas como a educação ou a saúde.

"Temos de olhar para os números, para o país em que vivemos, e para as escolhas à nossa frente", disse, comparando posteriormente dados económicos e sociais de 2011, quando Portugal pediu ajuda externa, com os atuais.

"Não há, na verdade, nenhum sinal positivo na destruição que o Governo impôs ao país. O que há é uma propaganda feita sobre os mesmos números de um Governo e uma União Europeia que querem fingir que há sucesso onde só há destruição", assinalou Catarina Martins, analisando dados como a dívida pública de Portugal e a recessão do país.

Esta manhã, na abertura dos trabalhos foi apresentado o nome da eurodeputada Marisa Matias como cabeça de lista do Bloco às eleições europeias de 25 de maio.

O partido junta este fim de semana na capital centenas de militantes que farão recomendações à Mesa Nacional do partido sobre os trabalhos de direção e também abordarão as eleições europeias de maio.

Sob o lema "Bloco mais forte - rejeitar a austeridade, defender o trabalho, o Estado social e a democracia na Europa", serão abordados dois pontos no encontro: trabalho de direção, organização de base e intervenção do partido nos problemas locais, e o manifesto do BE para as eleições europeias.

Esta manhã está a ser discutido o ponto referente ao trabalho da direção do partido, falando Marisa Matias de tarde já depois de iniciada a discussão sobre o manifesto bloquista para o sufrágio europeu de maio, trabalho que prossegue no domingo.

No encontro estão presentes os líderes do partido, deputados, ex-deputados e o antigo líder Francisco Louçã, para além de outras figuras da estrutura do partido.

A ex-deputada Ana Drago, que recentemente abandonou a comissão política do Bloco, está presente na reunião que decorre na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

PPF // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.