Morreu Jiroemon Kimura, o homem mais velho do planeta

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 12 jun (Lusa) -- O japonês Jiroemon Kimura, reconhecido pelo livro Guinness de Recordes como a pessoa mais velha do planeta, morreu aos 116 anos ao início da madrugada e por causas naturais, revelaram responsáveis do município de Quioto.

Jiroemon Kimura morreu no hospital de Kyotango, localidade da prefeitura de Quioto, oeste do Japão, onde viveu durante toda a sua vida, e onde estava internado desde 11 de maio.

O japonês, que nasceu numa família de agricultores a 19 de abril de 1897 foi reconhecido como o homem mais velho do mundo em abril de 2011.

Já em dezembro de 2012 seria reconhecido como a pessoa mais velha do planeta depois da morte da norte-americana Dina Manfredini, na altura com 115 anos.

Poucos dias depois, conquistaria outro recorde ao bater a 28 de dezembro de 2012 o recorde de Christian Mortensen, um norte-americano que morreu em 1998 aos 115 anos e 252 dias de vida e que detinha o título do homem que mais tempo tinha vivido.

Jiroemon Kimura viveu 116 anos e 54 dias, tempo ainda longe do recorde da francesa Jeanne Louise Calment, que morreu em 1997 depois de ter vivido 122 anos e 164 dias.

O Japão é um dos países com maior esperança média de vida do mundo, tem cerca de 30 milhões de habitantes com mais de 65 anos, 24,1 % do total da sua população.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.