Madeira Film Festival quer realizadores portugueses a fazerem "curtas"

| País
Porto Canal / Agências

Funchal, 15 fev (Lusa) - A organização do Madeira Film festival (MFF) pretende que os realizadores portugueses possam participar na terceira edição com curtas-metragens sobre a natureza, aliciando os cineastas com a internacionalização dos seus projetos nos Estados Unidos.

A responsável da Associação Cultural e Educacional Creative Madeira, Elsa Gouveia, explicou à Lusa que serão selecionadas "dez curtas-metragens durante o festival e serão exibidas na digressão internacional, 'Madeira Film Festival on the Road'", explicou.

A ligação surge "fruto da ligação forte que o festival desenvolveu, desde a primeira edição, com os Estados Unidos, através da presença de filmes e realizadores americanos e com o apoio da embaixada americana em Portugal", através do embaixador, Allan J. Katz, "um dos convidados de honra da primeira edição", afirmou.

Para o efeito, as curtas-metragens têm de ter uma duração máxima de 25 minutos e de ser submetidas a seleção até 14 de abril, pelo endereço eletrónico "info@madeirafilmfestival.com", diz a organização.

O MFF vai decorrer entre os dias 21 e 27 de abril, no Funchal, e Elsa Gouveia acredita que, com a oportunidade de internacionalização do festival, sobretudo nos Estados Unidos, conseguirá "divulgar o talento, os realizadores portugueses e, ao mesmo tempo, o material relacionado com a natureza", o tema central do evento.

Na digressão, está agendada, para setembro, em Los Angeles, "uma passagem pela California Institute of Arts [CalArts], considerada uma das dez melhores escolas de cinema do mundo pela revista norte-americana Hollywood Reporter, em 2011 e 2012", realçou a responsável.

De acordo com a organização, ainda em data por determinar, está também a possibilidade de exibição das "curtas" "na Georgetown University, em Washington, e durante as comemorações do centenário na cidade de New Bedford, em agosto".

Também este ano, o MFF integra um novo projeto direcionado aos estudantes de três escolas da região e que visa a realização de curtas-metragens (com documentários ou de ficção experimental) sobre as características do Oceano da região.

"Este projeto, apoiado pela Embaixada Americana em Lisboa, contará com a colaboração da Estação de Biologia Marinha do Funchal e de dois realizadores da CalArts, Chris Peters e Theron Patterson", afirmou.

O MFF tem como missão "alertar e criar consciência mundial para a preservação da natureza, promovendo a floresta Laurissilva, património cultural da UNESCO".

Tal como nos anos anteriores, o festival incluirá filmes, concertos musicais, painéis e "workshops", um projeto educativo e um programa social, assim como uma vertente solidária, visto que apoia a Fundação do Gil.

JYCA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).