TAF do Porto abriu procedimento sobre licenciamento de edifício no PinheiroManso

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 26 Fev (Lusa) -- O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto instaurou um procedimento administrativo para decidir se avança com uma ação contra o licenciamento, pela câmara, de um edifício cuja legalidade os moradores questionam, indicou hoje a Procuradoria-Geral da República.

Em resposta enviada à Lusa, a Procuradoria-geral da República (PGR) confirmou a receção no Ministério Público do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto de uma participação relativa a este tema, assinada por um advogado e em representação de alguns moradores, tendo instaurado "um procedimento com a finalidade de recolher elementos que permitam decidir sobre a eventual instauração de ação judicial relacionada com a matéria".

Em causa um de três edifícios de quatro pisos em construção na zona do Pinheiro Manso, por estar a escassos metros de várias habitações, numa área inscrita no Plano Diretor Municipal (PDM) como" área verde privada a salvaguardar" e onde existem apenas moradias de dois pisos ou menos.

Na nota, a PGR explica que se trata de um procedimento na jurisdição administrativa e não na jurisdição criminal.

"O Ministério Público na jurisdição administrativa tem competência para propor ações. Previamente, tem que proceder à recolha de elementos e à respetiva organização. Só no final poderá realizar uma avaliação criteriosa, decidindo se os elementos recolhidos lhe permitem ou não desencadear uma intervenção judicial", lê-se na resposta enviada.

O projeto, que está a ser desenvolvido por trás da antiga esquadra de polícia no Pinheiro Manso, respeita, segundo afirmou o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha numa reunião do executivo camarário, o PDM em vigor e o projeto inicialmente aprovado pelo ex-vereador Manuel Correia Fernandes.

Ainda assim, o vereador propôs-se "patrocinar" uma reunião entre os moradores e o promotor, reunião cuja realização estará, segundo os moradores, dependente da empresa.

À Lusa, Pedro Farinha, um dos moradores da Rua do Pinheiro Manso, revelou, contudo, que os moradores já reuniram entretanto, de forma informal, com o promotor da obra, que ouviu as suas preocupações, aguardando agora uma resposta às suas pretensões.

"Os promotores mostraram uma atitude bastante positiva e estavam abertos a ouvir as nossas pretensões. Também a câmara, na pessoa do vereador de Urbanismo, Pedro Baganha, mostrou bastante interesse em conseguir um acordo que satisfaça ambas as partes", afirmou.

Os moradores não reclamam a suspensão da obra, pretendem apenas que a sua volumetria seja adaptada à existente naquela área.

VSYM // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.