Obras na Secundária Alexandre Herculano vão custar à Câmara do Porto cerca de três milhões de euros

Obras na Secundária Alexandre Herculano vão custar à Câmara do Porto cerca de três milhões de euros
| Norte
Porto Canal com Lusa

O pavilhão polidesportivo, cuja construção a Câmara do Porto assumiu com o Governo para viabilizar a requalificação da Secundária Alexandre Herculano, vai custar dois milhões de euros, valor a que se somam mais 950 mil euros previstos no acordo inicial.

O montante foi anunciado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na Assembleia Municipal de segunda-feira, onde foi aprovada por unanimidade a adenda ao Acordo de Colaboração com o Estado para a requalificação e modernização daquela instituição de ensino.

O independente respondia ao líder da bancada municipal do PSD, Alberto Machado, que sublinhou que, mais uma vez, o município está a ser confrontado com mais encargos numa infraestrutura que é responsabilidade do Estado central.

Apesar de reconhecer que, neste caso, o município está a ser onerado com um encargo que deveria ser da responsabilidade do ministério da Educação, que detém a propriedade do Alexandre Herculano, Rui Moreira considera que este é um "bom negócio" para a cidade.

Para o autarca o liceu é mais que um projeto educativo que, no futuro, quando a descentralização se materializar vai passar para o município.

O presidente da autarquia revelou ainda que o novo concurso não prevê a requalificação dos espaços exteriores, não havendo, a esta altura, nenhum projeto ou verba pensada para o efeito.

O deputado municipal do PS, Tiago Brbosa Ribeiro, congratulou-se hoje com o acordo alcançado com o Governo que assume agora "três milhões, setecentos e cinco mil euros quando, anteriormente, assumia apenas 950 mil euros".

Esta adenda foi acordada depois de a autarquia ter revelado, no início de janeiro, que o primeiro concurso para a empreitada ficou deserto, uma vez que, as empresas interessadas consideraram o preço base de sete milhões de euros insuficiente para os trabalhos.

Segundo o documento aprovado na Assembleia Municipal, a reabilitação da Alexandre Herculano, custa 9,8 milhões de euros, sendo que 3,7 milhões do Governo e 950 mil euros da autarquia, a quem cabe ainda construir o pavilhão polidesportivo.

A escola foi encerrada pela direção em 26 de janeiro de 2017 devido ao seu estado de degradação, que poderia pôr em causa a segurança de alunos, professores e funcionários, e reabriu portas em 13 de setembro daquele ano para algumas turmas após obras consideradas prioritárias.

A reabilitação da centenária Alexandre Herculano, imóvel classificado, esteve prevista para 2011, ano em que a decisão do XIX governo de suspender 40 investimentos e cancelar outros 94 previstos no Plano de Modernização das Escolas com Ensino Secundário determinou o cancelamento desta intervenção.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.