Governo disponibiliza meios para travar inundações em Alcobaça

| País
Porto Canal / Agências

Alcobaça, 14 fev (Lusa) -- O secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, assegurou hoje aos agricultores afetados pelas cheias de Alcobaça que o dique do rio Alcobaça começará a ser reparado no sábado de manhã.

"Comprometi-me a mobilizar amanhã [sábado] os meios necessários para colocar um conjunto de sacos com brita de modo a interromper o rombo provocado no dique, para posteriormente proceder à reparação", disse à Lusa José Diogo Albuquerque.

O secretário de Estado falava no final de uma visita à localidade de Cela, no concelho de Alcobaça, para avaliar os estragos causados pelas inundações dos últimos dias num projeto de regadio que ocupa cerca de 450 hectares de terrenos agrícolas.

De acordo com o governante, não estão ainda quantificados os prejuízos, mas, dado os terrenos inundados serem maioritariamente pomares de pera e maçã, o responsável acredita que "poderão não haver grandes grandes perdas de produção".

Ainda assim, acrescentou, "a situação só não é pior porque os agricultores fizeram um extraordinário trabalho de enchimento de sacos com brita para tapar o rombo no dique", que levou a que as águas do rio Alcobaça extravasassem.

Para complementar a iniciativa dos agricultores, o governante está a "mobilizar meios", através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, para às 10:00 de sábado estejam ali "técnicos e um empreiteiro para determinar qual é o procedimento a adotar para a colocação dos obstáculos para vedar o rombo que ocorreu no dique de proteção".

A área inundada pertence à Associação de Beneficiários da Cela, uma estrutura de regadio com 450 hectares, dos quais 250 estão submersos, afetando cerca de 100 agricultores.

A visita do secretário de Estado foi antecedida de outra às margens do rio Liz, onde o meu tempo provocou três rombos no dique.

DYA // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados