Associação alerta para "perigo iminente" nas minas de S. Pedro da Cova devido ao mau tempo

| Norte
Porto Canal / Agências

A Associação Projeto J Viver Educar Mudar! alertou hoje para o "perigo iminente" no Poço de São Vicente, nas minas de S. Pedro da Cova, que devido ao temporal "está inundado e as ruas adjacentes são cursos de água laranja".

Em comunicado, a associação descreve que Poço de São Vicente "esteve durante todos estes anos aberto e ao alcance de qualquer pessoa" e que "com o temporal que se abateu sobre a zona, as galerias mineiras e o Poço de São Vicente encheram", tornando o poço "numa coluna de água de 157 metros, aberto, de livre acesso".

"O complexo mineiro está hoje inundado e as ruas adjacentes são cursos de água laranja", alertam.

A Associação Projeto J Viver Educar Mudar! deixa um apelo às autoridades competentes: "que tenham em conta este problema ambiental, de saúde pública e de perigo eminente, e tomem as devidas providencias para a resolução do mesmo".

"É do conhecimento que a junta de freguesia alertou por diversas vezes as autoridades competentes, incluindo a secretaria de Estado da Cultura e outras entidades regionais que tutelam o património classificado, mas até hoje, nada feito", criticam.

No mesmo comunicado a associação recorda que "está prevista a remoção dos resíduos perigosos oriundos da antiga Siderurgia Nacional, depositados nos terrenos das minas, a cerca de 50 metros do Cavalete do Poço de São Vicente".

"Esta é uma oportunidade sem precedentes para a requalificação ambiental e paisagística de todo o complexo mineiro, para a eliminação dos riscos à saúde pública e para a promoção turística, social e cultural da memória mineira", defendem.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.