Museu do FC Porto cheio na apresentação do livro "A Pele do Dragão"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

A FC Porto Store do Estádio do Dragão esteve lotada para receber a sessão em que foi lançado e apresentado o livro “A Pele do Dragão”, da autoria de Francisco Araújo e prefaciado por Jorge Nuno Pinto da Costa, o qual descreve a história do FC Porto desde os tempos mais antigos até à atualidade através das camisolas de jogo. Para além do presidente portista e dos membros da administração, estiveram presentes o treinador Sérgio Conceição e um conjunto alargado de ex-glórias, entre elas Fernando Gomes, João Pinto, António André, Lima Pereira e Frasco.

Atualizado 22-02-2019 15:21

Em 400 páginas, escritas em Português e Inglês, estão vertidos os factos, estórias, imagens e detalhes do passado azul e branco, numa obra resultante de uma aturada investigação e que assinala, para além dos 125 anos do clube, o 5.º aniversário do Museu FC Porto. Esta é, de resto, uma parceria editorial entre o autor e o espaço museológico dos Dragões.

Na loja dos azuis e brancos, durante o evento, que contou com forte presença de profissionais da comunicação social e largas dezenas de adeptos dos campeões nacionais, as camisolas em destaque foram as que estavam nos múltiplos exemplares do livro disponíveis para venda. E foi justamente das camisolas portistas das diferentes décadas que Francisco Araújo começou por falar: “Sou um colecionador e sempre apreciei camisolas de futebol, em particular as do FC Porto, o meu clube desde sempre. Este trabalho vem mostrar que é possível fazer uma descrição histórica da evolução do clube através do que os jogadores vestem. As golas, a textura, as cores revelam muita coisa e explicam-nos as características de cada época”, notou.

O modelo favorito deste comandante da TAP, que prefere apresentar-se “como portista” e se estreia enquanto escritor, é o dos anos 50 “por causa das peculiaridades das golas”. Já Jorge Nuno Pinto da Costa tem um fascínio especial por um mais recente: “Sem dúvida que a minha preferida é a da final de Viena em 1987. É muito bonita e tem um simbolismo especial”, revelou. Tal como Francisco Araújo, o presidente do FC Porto confessou fazer coleção de camisolas e deu alguns exemplos destas peças que guarda com carinho: “Tenho a primeira camisola que o Vítor Baía usou como sénior num jogo em Guimarães na altura do Quinito e encaixilhei a camisola do Barcelona com que o Deco foi lá apresentado e que o próprio me ofereceu”.

Pinto da Costa fez questão de dar realce a uma “obra de referência, histórica e inédita”, a qual contribui para “enriquecer o conhecimento de todos os portistas”, que “nesta pele” se sentem “em família”. A obra de Francisco Araújo demorou cerca de três anos a ser concluída e a primeira camisola que ilustra é da década de quarenta. O líder dos Dragões também recuou no tempo para contar que o seu primeiro momento de camisola azul e branca vestida foi no velho Estádio do Lima: “Lembro-me perfeitamente. Vesti-a numa vitória nossa por 3-2 sobre o Arsenal. Ainda tenho essa camisola hoje”. Pinto da Costa não concluiu a sua intervenção sem mencionar uma curiosidade que provocou uma das reações mais sonoras junto dos convidados: “Até tenho uma camisola do Benfica. Foi oferecida e assinada por António Simões”, declarou.

No final, havia uma surpresa reservada para Francisco Araújo. O presidente dos campeões nacionais entregou-lhe uma camisola personalizada do FC Porto e que tinha inscrito o nome do autor da obra, juntamente com o número 125 em alusão ao aniversário do clube. A publicação poderá ser adquirida nas lojas do FC Porto e igualmente na loja online do clube, alargando-se posteriormente a distribuição a outros pontos de venda habituais.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.