CGD fecha 2013 com menos 500 trabalhadores em Portugal

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 fev (Lusa) -- A Caixa Geral de Depósitos (CGD) reduziu 500 trabalhadores em 2013, disse hoje o presidente executivo do banco público, José de Matos, destacando que este processo de emagrecimento decorreu sem recurso a despedimentos.

"Fechamos 60 agências e reduzimos 500 pessoas sem qualquer despedimento", disse hoje José de Matos na apresentação dos resultados da CGD de 2013, em que registou prejuízos históricos de 575,8 milhões de euros.

O responsável destacou que a instituição que lidera tem feito o trabalho de emagrecimento da estrutura e de maior eficiência dos recursos "sem quaisquer despedimentos", o que considera "muito importante".

José de Matos disse ainda que com estas saídas, a CGD segue bem avançada no plano de reestruturação que tem de cumprir, o que acordou com Bruxelas.

Em 2012, já tinham saído 105 trabalhadores da CGD em Portugal, tendo chegado ao final desse ano com 9.404 pessoas. Já nas atividades no exterior, as saídas foram superiores, de 226 pessoas, para o que contribuiu a reestruturação que a CGD está a fazer na operação em Espanha.

No total, a CGD tinha 22.874 trabalhadores a 31 de dezembro de 2012, menos 331 do que há um ano atrás.

Em 2013, os resultados consolidados da CGD indicam que os custos operativos subiram 3,3% face a 2012 para 1.394 milhões de euros, com os custos com pessoal a aumentarem 7,9% para 792,9 milhões de euros.

IM/DN // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.