'Fake news': Ferro Rodrigues acredita em consenso para medidas contra desinformação

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 fev (Lusa) -- O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, afirmou hoje acreditar que será possível "um consenso" entre partidos para aprovar "medidas e meios" para "um eficaz combate à desinformação".

"Estou convencido que será possível obter um consenso entre todas as forças políticas para que sejam aprovadas as medidas e os meios que se mostrem necessários para um eficaz combate à desinformação", afirmou Ferro Rodrigues no encerramento da conferência "Combate às 'fake news' -- Uma questão democrática", organizado pelas agências noticiosas ibéricas, Lusa e Efe.

Ferro Rodrigues reconheceu que "a intervenção do Estado em matérias que podem contender com a liberdade de expressão e de imprensa é sempre delicada" e admitiu ser "possível encontrar soluções" que não firam "os princípios constitucionais instituídos".

Sem adiantar pormenores sobre o tipo de medidas possíveis de adotar, o presidente da Assembleia da República lembrou os relatórios e recomendações da União Europeia e de outras organizações que "atestam a preocupação mundial por este fenómeno".

Estes relatórios e recomendações fazem "um diagnóstico" e tem "medidas delineadas" que são "uma base de trabalho" para todos.

Até ao momento, nem o Governo nem parlamento adotaram qualquer medida legislativa contra a desinformação, 'fake news' ou notícias falsificadas.

NS // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.