'Fake News': Parlamento debate em abril a comunicação social na era digital

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 fev (Lusa) -- O parlamento vai promover, em abril, uma conferência sobre a comunicação social na era digital, anunciou hoje o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, na sessão de encerramento da conferência "Combate às Fake News - Uma questão democrática".

"Certo é que vivemos um tempo em que a desinformação, sejam notícias falsas, deturpadas, imprecisas ou enganosas, atingiu uma gravidade tal que constitui uma verdadeira ameaça para a democracia", disse Eduardo Ferro Rodrigues no encerramento da conferência organizada pelas agências Lusa e Efe, em Lisboa.

O presidente da Assembleia da República destacou, ainda, o "total empenho do parlamento numa reflexão profunda" sobre o futuro do jornalismo.

"Permitam-me que reafirme o meu total empenho para que estes 45 anos do 25 de abril sejam marcados por uma reflexão profunda sobre o futuro do jornalismo e a qualidade do espaço público nesta era das redes sociais", afirmou Ferro Rodrigues.

De acordo com o presidente da Assembleia da República, o parlamento solicitou à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) um estudo sobre a desinformação na comunicação digital, que pretende também a inclusão de "medidas legislativas a tomar", o qual deverá ser entregue à Assembleia no início de abril.

"A Assembleia da República vai realizar, no próximo mês de abril, uma conferência sobre 'Comunicação Social na era digital', que visa promover um debate amplo e alargado, envolvendo várias entidades, sobre as questões que estão associadas a esta temática", anunciou Ferro Rodrigues.

RYPS // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.