Exportações do mobiliário aumentam 11% em 2013 e atingem recorde de 1.200 ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 14 fev (Lusa) -- As exportações do setor do mobiliário e colchoaria aumentaram 11% no ano passado, em comparação com 2012, e atingiram 1,2 mil milhões de euros, revelou hoje a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA).

Em comunicado apoiado nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a APIMA frisou que as importações caíram 8% durante 2013 face a 2012, para um valor de 492 milhões de euros.

França continua a ser o maior mercado das exportações do setor do mobiliário e colchoaria com 29% da quota do total, o que representou 346 milhões de euros de vendas, seguindo-se a Espanha com 25% das exportações nacionais e, em terceiro lugar, Angola.

O mercado que mais cresceu foi o norte-americano (quinto maior para o mobiliário e colchoaria), que, apesar da subida de 119%, representou 3% das exportações portuguesas do setor no ano passado, ou 35,7 milhões de euros, distante do quarto maior mercado -- o alemão -- que significou 105,6 milhões de euros de vendas.

A APIMA acrescenta que a "taxa de cobertura das exportações pelas importações do período em referência é de 243%, superando a marca alcançada no mesmo período em 2012 (201%)" e que "o saldo da balança comercial sectorial continua superavitário".

TDI// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.