CGD agrava prejuízo para 575,8 milhões de euros em 2013

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 fev (Lusa) - A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou um resultado líquido negativo de 575,8 milhões de euros no ano passado, superior ao prejuízo de 395 milhões de euros de 2012, informou hoje o banco público.

Segundo a entidade liderada por José de Matos, este resultado "reflete a persistência dos baixos níveis da Euribor, os elevados encargos dos CoCos [instrumentos híbridos de capital contingente que estão nas mãos do Estado] e o custo das imparidades".

A margem financeira baixou mais de 31% para 930,7 milhões de euros no último exercício. "A forte sensibilidade do balanço à evolução das taxas Euribor volta a traduzir-se numa redução da margem financeira, que foi também penalizada pelos elevados encargos dos CoCos", sublinhou em comunicado a CGD.

Os custos com a reestruturação da operação em Espanha também pesaram sobre os resultados do banco.

Este foi o maior prejuízo de sempre do grupo financeiro estatal, que já tinha apresentado prejuízos de 395 milhões de euros em 2012 e de 488 milhões de euros em 2013.

"Os resultados que estamos hoje a apresentar não são os que queremos para o futuro", realçou o presidente da CGD, José de Matos, durante a conferência de imprensa de apresentação das contas.

"O problema de rentabilidade é temporário", disse o banqueiro, explicando que o grupo se está a reorganizar e apontando, pela positiva, para a alta solvabilidade do banco público.

"A recuperação da economia vai ser a verdadeira capacitadora da recuperação do setor financeiro", assinalou José de Matos.

DN/IM // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.