Grupos central e oriental dos Açores sob aviso laranja devido a vento forte

Grupos central e oriental dos Açores sob aviso laranja devido a vento forte
| País
Porto Canal com Lusa

Os grupos central e oriental dos Açores estão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de vento forte com rajadas até 110 quilómetros por hora, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, no grupo oriental (ilhas de S. Miguel e Santa Maria) o aviso laranja vai estar em vigor até às 15:00 de hoje (16:00 em Lisboa) e no grupo central (ilhas Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira) até às 10:00.

Estes grupos estão também sob aviso amarelo devido à precipitação (até às 00:00 de quinta-feira) e trovoada (até às 18:00 de hoje).

O IPMA colocou também o grupo ocidental (Flores e Corvo) sob aviso laranja devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste até oito metros de altura significativa até às 00:00 de quinta-feira.

O grupo ocidental está também sob aviso amarelo até quinta-feira, devido ao vento.

O aviso laranja é o segundo mais grave e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo, o segundo menos grave, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no grupo ocidental céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, descida da temperatura do ar e períodos de chuva, que poderá ser forte na madrugada, passando a aguaceiros que poderão ser de granizo para o fim do dia e possibilidade de trovoadas.

Está também previsto vento sudoeste forte a muito forte com rajadas até 110 km/h na madrugada, rodando para oeste e tornando-se fresco para o fim do dia.

Para o grupo central prevê-se céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, possibilidade de trovoadas e períodos de chuva, que poderá ser forte na madrugada e manhã, passando a aguaceiros.

A previsão aponta ainda para vento sudoeste forte a muito forte com rajadas até 110 km/h na madrugada e manhã, tornando-se moderado a fresco e soprando temporariamente de oeste.

No grupo oriental prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, que poderá ser forte, possibilidade de trovoadas e vento sudoeste forte a muito forte com rajadas até 110 km/h, tornando-se moderado a fresco e soprando temporariamente de oeste.

No que diz respeito às temperaturas, em São Miguel vão variar entre os 12 e os 18 graus Celsius, em Angra do Heroísmo entre os 13 e os 18, na Horta entre os 12 e os 17 e em Santa Cruz das Flores entre 11 e os 17 graus.

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.