Paquistão pede ajuda à ONU para aliviar tensões com a Índia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Islamabad, 19 fev (Lusa) - O Governo paquistanês pediu ajuda às Nações Unidas (ONU) para aliviar as tensões com a vizinha Índia, dias depois do atentado-suicida que matou pelo menos 41 soldados indianos na zona disputada de Caxemira.

Numa carta dirigida ao secretário-geral da ONU, António Guterres, o chefe da diplomacia paquistanesa, Shah Mahmood Qureshi, argumentou que "por razões políticas internas, a Índia deliberadamente aumentou a sua retórica hostil contra o Paquistão, criando um ambiente tenso".

Por sua vez, Nova Deli culpou Islamabad e alertou para uma "resposta de partir o maxilar".

Na segunda-feira, as autoridades elevaram para 41 o número de mortos num atentado suicida que ocorreu na quinta-feira passada na Caxemira indiana, tornando-se o mais mortífero ataque desde 2002.

Reivindicado pelo grupo islâmico JeM, o atentado-suicida foi perpetrado com uma carrinha carregada de explosivos detonada perto de uma coluna de 78 veículos transportando cerca de 2.500 membros da Central Reserve Police Force (CRPF), uma força paramilitar.

A região de Caxemira é reivindicada tanto pela Índia como pelo Paquistão desde o fim da colonização britânica, em 1947.

O total das forças indianas na parte controlada por Nova Deli é estimado em cerca de 500.000 efetivos.

Uma rebelião separatista mortífera destabiliza a Caxemira indiana desde 1989.

A Índia acusa o Paquistão de apoiar de forma dissimulada as infiltrações na sua parte do território e a própria revolta armada, o que Islamabad sempre negou.

FST (SYSC/JMC/ANC) // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.