Governo da Nicarágua diz estar aberto a soluções para superar crise

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Manágua, 19 fev (Lusa) - O Governo da Nicarágua afirmou estar aberto a "soluções criativas e possíveis" para tentar superar a crise instalada no país, enquanto os bispos e a oposição continuam a exigir a libertação de presos políticos.

"O nosso governo (está) sempre aberto para conversar, ouvir e procurar soluções criativas e possíveis para a Nicarágua", disse, na segunda-feira, a vice-presidente e primeira-dama Rosario Murillo, mulher do Presidente Daniel Ortega, através de órgãos de comunicação oficiais.

Já o bispo auxiliar da diocese de Manágua, Silvio Báez, um dos mais influentes do país, destacou que a solução para a crise deve ser orientada pelo ideal de "diálogo, justiça e democratização".

O bispo advertiu que "não pode haver diálogo se houver presos políticos", numa referência a centenas de nicaraguenses que foram presos nos últimos dez meses por participarem em protestos contra o Governo.

Esta posição é partilhada pela oposição e por vários setores da sociedade nicaraguense, que continuam a exigir a saída pacífica de Ortega e que o país retome o caminho rumo à democracia.

A Nicarágua vive uma crise política desde 18 de abril, quando um projeto de reforma da segurança social, entretanto retirado, provocou uma série de manifestações de protesto.

A violência política já provocou pelo menos 320 mortos e a detenção de 500 opositores. Neste período, mais de 50 mil nicaraguenses saíram do país.

FST // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.