Jerónimo diz ser preciso "mudar mesmo para avançar" e critica "chantagem" à ADSE

| Política
Porto Canal com Lusa

O secretário-geral comunista defendeu esta segunda-feira ser preciso "mudar mesmo para avançar" em termos de políticas e lamentou a "chantagem" de grupos de capital privado ao Instituto de Proteção e Assistência na Doença (ADSE).

Atualizado 19-02-2019 12:28

Jerónimo de Sousa, no início de jornadas parlamentares, em Braga, declarou que "a solução para os graves problemas do país não se assegura recriando variantes à volta do fracassado modelo que o levou ao retrocesso e atraso" e "não se supera a perniciosa política da ditadura do défice com momentâneos artifícios orçamentais".

"É preciso mudar mesmo para avançar. Mudar a política e não insistir na ilusória e falsa possibilidade de compatibilização do desenvolvimento do país com a submissão ao capital monopolista, aos juros da dívida, ao euro, às imposições da União Europeia", afirmou.

No discurso de abertura dos trabalhos dos deputados no distrito bracarense, o líder do PCP, esclareceu que, "sendo as últimas [jornadas parlamentares da atual legislatura], não é ainda, porém, tempo de balanço, mas sim de olhar para a realidade portuguesa e da região".

"Se não se foi mais longe, se ficaram medidas por tomar, não foi por falta de proposta ou iniciativa do PCP. Isso deve-se às opções do PS e do seu Governo minoritário e ao papel que PSD e CDS assumiram, de suporte ao Governo PS quando este precisou deles para rejeitar propostas do PCP", salientou, após elencar várias medidas de reposição de rendimentos e direitos alcançadas nos últimos três anos.

Jerónimo de Sousa mostrou particular preocupação com a situação do setor da saúde, que "tem sido, desde há muito, o alvo preferencial a abater por parte dos grupos económicos".

"A ADSE exigiu aos grupos económicos que devolvam os milhões que receberam indevidamente por cobranças a que não tinham direito e a resposta não se fez esperar- a ameaça de recusa em prestar cuidados de saúde e rasgar os contratos com a ADSE. Uma operação de chantagem que deixa claro quanto vale o direito à saúde para os grupos privados. O Governo não deve ceder à chantagem e, se necessário, deve recorrer, incluindo utilizar os mecanismos legais de requisição de serviços, para que toda a capacidade na área da saúde se mantenha ao serviço das populações", concluiu.

+ notícias: Política

Confira todos os nomes da mesa da Assembleia da República 

José Pedro Aguiar-Branco foi eleito presidente da Assembleia da República (AR), na tarde desta terça-feira, com 160 votos a favor, na sequência de um acordo estabelecido entre o PSD e o PS.

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.