Ataque informático ao Parlamento australiano foi dirigido por país estrangeiro - Governo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sydney, Austrália, 18 fev (Lusa) - O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, afirmou hoje que o recente ataque informático contra o Parlamento australiano foi perpetrado por um "grupo sofisticado" controlado por um Governo estrangeiro, que não identificou.

"No curso das investigações, também percebemos que as redes de alguns partidos políticos (...) foram afetadas", disse Morrison ao Parlamento de Camberra, referindo-se ao ataque perpetrado em 08 de fevereiro.

No entanto, o governante frisou que não há "provas de qualquer interferência eleitoral", aludindo às eleições gerais de maio.

O presidente do Senado Australiano, Scott Ryan, também já garantiu que nenhum problema de segurança cibernética foi detetado após o ataque, que já levou o Parlamento a adotar uma série de medidas preventivas, como a alteração de senhas.

Em 2015, os computadores da Australian Bureau of Meteorology (Agência de Meteorologia Australiana) foram alvo de um ataque informático alegadamente orquestrado pela China, levando o Governo australiano a reforçar as medidas de segurança contra a espionagem estrangeira.

Em dezembro, a Austrália juntou-se aos Estados Unidos e ao Reino Unido na condenação da alegada campanha de ciberataques contra a propriedade intelectual e dados comerciais em todo o mundo atribuídos à China.

FST // FST

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.