Europeias/PS: Costa já tem a lista de candidatos do seu partido praticamente fechada

| Política
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 16 fev (Lusa) - O secretário-geral do PS, António Costa, já tem a lista de candidatos socialistas ao Parlamento Europeu praticamente fechada, sobretudo no que respeita aos lugares considerados elegíveis, disse hoje à agência Lusa fonte deste partido.

Depois de ter hoje apresentado o cabeça de lista, Pedro Marques, que sairá em breve do cargo de ministro do Planeamento e das Infraestruturas, António Costa apenas sujeitará a lista de candidatos socialistas às eleições europeias na reunião da Comissão Política do PS, marcada para o próximo dia 28.

Fonte socialista, no entanto, considerou que é quase certo que a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, figure no segundo lugar da lista, sendo também esperada a entrada nos primeiros oito lugares efetivos das deputadas Isabel Santos, que pertence à Federação do Porto do PS, e de Sónia Fertuzinhos, este proveniente da estrutura política de Braga.

Ainda em relação aos primeiros oito lugares da lista europeia do PS, entram o membro do Governo Regional dos Açores André Bradford, e Liliana Aguiar pelo PS/Madeira.

Face à lista de 2014, a continuidade será assegurada pelos eurodeputados Pedro Silva Pereira e Carlos Zorrinho.

Na última reunião da Comissão Política do PS, António Costa defendeu que a lista obedecerá a duas regras fundamentais: Paridade absoluta em termos de género e nenhum dos candidatos podem já ter feito mais do que dois mandatos no Parlamento Europeu.

LM/PMF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.