Europeias: Ex-deputado José Gusmão número dois da lista do BE

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 fev (Lusa) -- o ex-deputado do BE José Gusmão é o número dois da lista do partido às eleições europeias, encabeçada pela eurodeputada Marisa Matias, foi hoje aprovado pela Mesa Nacional dos bloquistas.

O BE já tinha apresentado Marisa Matias como cabeça de lista às eleições de 26 de maio, e hoje o partido indicou que o antigo deputado bloquista José Gusmão será o número dois da lista.

Além de José Gusmão, a lista inclui ainda Sérgio Aires, anterior presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza, Anabela Rodrigues, um "dos principais rostos da luta antirracismo", Alexandre Abreu, antigo assessor do ministério das Finanças de Timor Leste, e Ana Rute Marcelino, da concelhia do BE em Vila Nova de Famalicão.

Os nomes foram dados a conhecer pela eurodeputada Marisa Matias, numa conferência de imprensa que decorreu em Lisboa, no final da reunião da Mesa Nacional.

De acordo com a cabeça-de-lista, os nomes foram aprovados através de voto secreto e mereceram o consenso dos membros da Mesa.

Aos jornalistas, Marisa Matias salientou que esta "é uma lista muita diversa, com pessoas de várias origens, de várias idades, com várias experiências", sendo também "uma lista muito rica do ponto de vista humano".

Também presente na conferência de imprensa, a coordenadora nacional do BE, Catarina Martins, também vincou que o Bloco apresenta uma lista "de pessoas com provas dadas" e "absolutamente paritária", constituída por 11 mulheres e 10 homens.

FYM // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.