PSD/Convenção: Durão Barroso avisa que Portugal falhará objetivos com atuais níveis de crescimento

| Política
Porto Canal com Lusa

Santa Maria da Feira, Aveiro, 16 fev (Lusa) - O antigo primeiro-ministro Durão Barroso avisou hoje que com os atuais níveis de crescimento económico, em divergência com a União Europeia, Portugal não vai conseguir realizar os objetivos necessários, criticando a "indiferença e resignação" perante esta questão.

Num vídeo divulgado durante a primeira Convenção Nacional do Conselho Estratégico Nacional do PSD, que decorre hoje em Santa Maria da Feira, o ex-presidente da Comissão Europeia mostrou-se preocupado com "o facto de Portugal não estar a convergir com a União Europeia, na realidade estar a divergir".

"É verdade que estamos a crescer, mas estamos a crescer menos do que países que passaram por dificuldades muito semelhantes às nossas. Estamos a crescer menos que a nossa vizinha Espanha, estamos a crescer muito menos do que a Irlanda e países da Europa Central e de Leste que entraram na União Europeia depois de nós e na altura com uma riqueza per capita abaixo de Portugal, já nos ultrapassaram", elencou.

O que também mereceu um sinal de preocupação do antigo presidente da Comissão Europeia foi "o facto de isto ter vindo a ser encarado com alguma bonomia ou com alguma indiferença ou alguma resignação".

"Talvez seja porque houve dificuldades, há um relaxamento e as pessoas acham que as coisas até podem ir relativamente bem, mas não vão. Com este crescimento Portugal não pode realizar os objetivos do ponto de vista social e cultural de que Portugal precisa", advertiu o atual presidente do banco norte-americano Goldman Sachs.

Para Durão Barroso, Portugal "pode, deve e já fez" melhor, dando o exemplo da adesão à União Europeia, com um crescimento acima da média, período durante o qual Portugal se modernizou "não apenas em infraestruturas".

No programa de ajustamento, durante o período da 'troika', o antigo líder social-democrata considerou que "Portugal surpreendeu os observadores".

"Portugal pode fazer mais e melhor", insistiu o antecessor do luxemburguês Jean Claude Juncker, atual presidente da Comissão Europeia.

JF/VSYM // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.