IGAI abre inquérito à atuação da GNR na captura de suspeitos de tráfico de droga

IGAI abre inquérito à atuação da GNR na captura de suspeitos de tráfico de droga
| País
Porto Canal com Lusa

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um inquérito para investigar a atuação de militares da GNR durante a captura de suspeitos de tráfico de droga na Auto Estrada 29, indicou este sábado à Lusa a Guarda Nacional Republicana.

O porta voz da GNR, tenente-coronel Hélder Barros, disse que a corporação se preparava para abrir um inquérito interno, mas como a IGAI decidiu, entretanto, fazê-lo, o caso vai ser investigado pela Inspeção-Geral da Administração Interna para não existirem dois inquéritos.

Segundo o mesmo responsável, a GNR vai enviar para a IGAI todos os documentos sobre a atuação dos militares na captura de dois suspeitos de tráfico de droga.

O caso remonta a 2015 na A29, na zona de Aveiro, e o Correio da Manhã divulga hoje imagens em que se vê vários militares da GNR a cercar um carro com dois suspeitos e a usarem marretas para partir os vidros da viatura.

Segundo o jornal, os militares usam de força excessiva e atuam à margem da lei, recorrendo a localizadores em carros de suspeitos sem que os juízes tenham conhecimento e escondem provas dos processos judiciais.

Os dois homens que surgem no vídeo estão a ser defendidos por advogados e vão apresentar uma queixa-crime contra a GNR, considerando a defesa que os militares têm de ser suspensos, julgados e condenados.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).