Casa no concelho de Leiria em risco iminente de ruir devido ao mau tempo

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 14 fev (Lusa) -- Uma casa está em risco de ruir a qualquer momento, em Cortes, concelho de Leiria, disse hoje a proteção civil municipal, que esteve a ajudar a família a retirar os bens da habitação, onde moravam quatro pessoas.

"A casa está em risco de ruir devido ao deslizamento de terras que a suportavam", afirmou à agência Lusa o comandante municipal da proteção civil, Artur Figueiredo, referindo que a situação foi sinalizada na sexta-feira, dia em que a família -- um casal e duas crianças -- deixou a casa.

Também a via defronte à habitação, de três pisos, foi interditada à circulação por decisão da proteção civil, dado ter ficado danificada devido ao deslizamento de terras.

"A família está, neste momento, a viver noutra casa que arrendou", adiantou Artur Figueiredo.

Hoje de manhã, além da proteção civil, estiveram no local bombeiros, GNR, Câmara de Leiria, Junta da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, populares, vizinhos e familiares, que ajudaram a retirar mobiliário e eletrodomésticos do interior da residência.

O proprietário da habitação, Fernando David, disse à agência Lusa que "os vidros já começaram a partir" e é "uma questão de meio dia ou um dia até a casa ruir".

"Já não consigo fechar a porta de entrada", declarou, adiantando que desde a semana passada a casa deslizou "seis a sete metros".

Segundo Fernando David, "a casa tem cinco anos, está bem construída e tem seguro contra tempestades e inundações".

"A seguradora fez uma peritagem e estamos à espera de uma solução que queremos rápida. Neste momento estamos a pagar duas casas, uma onde não podemos viver e outra que foi arrendada", acrescentou o proprietário.

Segundo informação da Câmara de Leiria disponibilizada ao Diário de Leiria, que avançou com a notícia, a habitação tem licença de construção com data de agosto de 2007, observando que o município implementou os "procedimentos legais de licenciamento para assegurar a segurança das edificações", pelo que é exigido sempre "os termos de responsabilidade aos autores dos projetos das especialidades, onde se incluem os projetos de engenharia de estruturas".

Por outro lado, a autarquia nota que o Regime Jurídico de Urbanização e Edificação "considera que os termos de responsabilidade dos projetistas na especialidade são garantia suficiente", situação que revoga "a análise prévia por parte dos municípios neste âmbito".

Para a Câmara, estão, assim, "todas as salvaguardas garantidas, uma vez que os projetistas estão abrangidos por seguros profissionais", manifestando "disponibilidade" para prestar apoio técnico na defesa dos direitos dos munícipes.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.