Miguel Guimarães diz que Governo está a mostrar que ADSE é importante ao garantir a sua continuidade

| País
Porto Canal com Lusa

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse esta sexta-feira que o Governo, ao garantir a continuidade de subsistema de saúde dos funcionários públicos, está a mostrar aos portugueses que a ADSE é importante.

Atualizado 16-02-2019 13:20

“Fiquei tranquilo com as palavras do primeiro-ministro porque mostrou e mostra aos portugueses que a ADSE é importante, não só para os funcionários públicos que a ela tem acesso, mas para todos os portugueses”, referiu.

Miguel Guimarães falava aos jornalistas na Farmácia Vitória, no Porto, onde juntamente com a bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, assinou a petição pública "Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS".

A existência da ADSE significa que um conjunto de pessoas, cerca de um milhão, utilizam outros serviços para além do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, se porventura terminasse, o SNS teria potencialmente mais estes utentes todos, vincou.

Neste momento, o SNS está na “linha vermelha” do que é o acesso aos cuidados de saúde, não tendo capacidade para dar resposta a todos os portugueses porque tem “graves deficiências”, considerou.

“Mas, a existência ou não da ADSE não depende do primeiro-ministro, depende dos seus beneficiários”, disse ainda Miguel Guimarães.

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu na quinta-feira que a ADSE não vai acabar e reafirmou a intenção do Governo de negociar preços justos com os grupos privados prestadores de cuidados de saúde.

"Acho que é preciso uma palavra de confiança a todos os beneficiários da ADSE. Os cuidados de saúde não estão em causa, estarão integralmente assegurados, assim como também está assegurada a continuidade da ADSE. Para isso, é essencial que a ADSE mantenha boas condições de solidez financeira e boas condições comerciais", afirmou o chefe do Governo.

Os três maiores grupos de saúde privada do país anunciaram que vão romper as convenções com a ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".