Pires de Lima admite que crescimento de 0,8% do PIB este ano pode ser superado

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 14 fev (Lusa) - O ministro da Economia considerou hoje "verdadeiramente excecional" o crescimento homólogo de 1,6% da economia portuguesa no quarto trimestre de 2013 e admitiu que a evolução de 0,8% do PIB prevista para este ano venha a ser superada.

"Os dados [divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística - INE] são muito positivos e vêm confirmar as expectativas que o próprio Governo tem vindo a apresentar de Portugal estar num processo de recuperação e de retoma económica que se está a consolidar", afirmou António Pires de Lima em declarações à agência Lusa.

Para o ministro, "o crescimento de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre do ano, depois de já de março a setembro a economia ter crescido 1,3% é um dado que consolida a retoma económica".

"De registar" é ainda o crescimento homólogo de 1,6%, que considera "verdadeiramente excecional".

"Creio que estes indicadores são muito positivos", disse Pires de Lima, salientando que "têm a ver com o contributo das exportações" - o que é "mérito das empresas" - mas, também, com a "estabilização da procura interna, do consumo privado e também do investimento, o que é igualmente importante".

"São dados positivos e motivos de esperança para que, em 2014, este processo de recuperação económica se possa consolidar e traduzir, também, numa continuada redução do desemprego", considerou.

Face aos números agora conhecidos, o ministro da Economia afirma-se convicto de que as metas traçadas em outubro passado pelo Governo para crescimento da economia portuguesa, de 0,8%, "vão ser alcançadas ou, até, superadas".

Isto porque "a dinâmica que está a ser criada na economia portuguesa, tanto ao nível da dinâmica das exportações, quer da estabilização (ou até aumento, em alguns casos) do consumo privado e de recuperação do investimento, é muito positiva".

"Há um sentimento de confiança que está a retomar em Portugal ao nível dos agentes económicos e dos consumidores e isso pode provocar, até, um crescimento superior aquele que o Governo tinha previsto quando apresentou o orçamento para 2014", afirmou Pires de Lima.

Segundo os dados do INE, a economia portuguesa cresceu 1,6% no quarto trimestre de 2013 face ao mesmo período de 2012, invertendo a tendência de contração homóloga registada há 11 trimestres.

De acordo com a estimativa rápida do PIB do INE, este crescimento homólogo 1,6% no último trimestre de 2013, seguiu-se a uma redução de 0,9% observada no trimestre anterior.

Comparativamente com o trimestre anterior, o PIB aumentou 0,5% em termos reais entre outubro e dezembro do ano passado, tendo registado um crescimento em cadeia pelo terceiro trimestre consecutivo (+0,3% no terceiro trimestre e +1,1% no segundo trimestre de 2013).

No conjunto do ano 2013, a economia portuguesa recuou 1,4%, após uma queda 3,2% em 2012.

 

PD (ND) //CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.