Pedidos da banca espanhola ao BCE caíram 37% em Janeiro face a Dezembro

| Economia
Porto Canal / Agências

Madrid, 14 fev (Lusa) - A banca espanhola pediu ao Banco Central Europeu (BCE) em janeiro 188.796 milhões de euros, menos 37% que em dezembro e abaixo dos 200.000 milhões, pela primeira vez desde fevereiro de 2012, foi hoje anunciado.

Segundo o Banco de Espanha, num mês os pedidos líquidos de fundos ao BCE - a diferença entre o que a banca pede e o que deposita - caíram 6,4%, cerca de 13.000 milhões de euros.

Os pedidos das entidades espanholas de fundos do BCE representavam em janeiro 29% do total, menos que em dezembro, mês em que foram ligeiramente superiores a 30%.

Mesmo assim, os pedidos dos bancos espanhóis praticamente triplicaram o peso que estas entidades têm - tendo em conta os respetivos ativos e passivos - no conjunto da banca europeia, que é 10%, segundo as estatísticas do balanço agregado das instituições financeiras monetárias da zona euro, excluídos os bancos centrais.

Os pedidos de liquidez da banca espanhola ao BCE alcançaram um máximo de 388.736 milhões de euros em agosto de 2012 e reduziram-se desde então, sobretudo depois da União Europeia (UE) ter posto à disposição da banca espanhola uma ajuda até 100 mil milhões de euros.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.