Jardim diz ser importante a Madeira ter um deputado no Parlamento Europeu

| Política
Porto Canal / Agências

Funchal, 14 fev (Lusa) - O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, defendeu hoje ser "essencial" a Região Autónoma ter um deputado no Parlamento Europeu mas criticou o facto da eleição do mesmo estar dependente das direções dos partidos nacionais.

Alberto João Jardim defendeu essa necessidade na conferência organizada pelo Centro Europe Direct Madeira sobre as eleições europeias que se realizam entre 22 e 25 de maio.

"Uma região que tem poderes legislativos, que tem órgãos de poderes próprios e relações diretas permanentes com a União Europeia, tem todo o interesse de ter um seu deputado no Parlamento Europeu", defendeu.

O governante madeirense reconheceu, no entanto, que o problema da eleição de um deputado pela Madeira - a Região não constitui um círculo próprio nas eleições europeias - reside na disponibilidade das direções partidárias nacionais de incluírem ou não, em lugar elegível, o nome de um candidato da Madeira ou dos Açores.

"Portugal é uma partidocracia", disse, acrescentando serem os partidos "quem escolhem os candidatos" pelo que "qualquer candidato está nas mãos dos partidos nacionais".

Alberto João Jardim defendeu uma União Europeia "do Atlântico aos Urais", que inclua a Turquia e a Rússia, social, federativa, descentralizadora, munida de moeda própria mas também de uma política fiscal, bancária e orçamental comum e assente nos seus valores "culturais e civilizacionais próprios".

EC // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.