Diretora do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira demite-se

Diretora do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira demite-se
| Norte
Porto Canal com Lusa

A diretora do Estabelecimento Prisional (EP) de Paços de Ferreira, Maria Fernanda Barbosa, pediu hoje a sua demissão ao diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que já foi aceite, informou hoje o Ministério da Justiça.

"Numa manifestação de dignidade, de respeito pelos serviços e de defesa do interesse público", Maria Fernanda Barbosa "apresentou ao senhor diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais o pedido de demissão do lugar de diretora daquele equipamento prisional", refere um comunicado do Ministério da Justiça.

No texto, o ministério agradece o "profissionalismo e dedicação com que sempre exerceu as suas funções".

Acrescenta que já foi formulada uma proposta para a sua substituição.

A cadeia de Paços de Ferreira tem sido notícia desde sábado, altura em que um grupo de reclusos ali organizou uma festa e a transmitiu em direto para o exterior, através de telemóvel.

Na segunda-feira, o PSD pediu a audição no parlamento da ministra da Justiça para dar explicações sobre episódios recentes de festas em estabelecimentos prisionais, considerando que "faltam recursos e falta organização" neste setor.

No requerimento, o PSD citava notícias segundo as quais, na tarde do passado sábado, um grupo de reclusos do EP de Paços de Ferreira terá organizado uma festa de aniversário e transmitido, através de telemóvel, imagens da festa em direto "sem que seja visto um único guarda prisional por perto".

Já na quarta-feira, Maria Fernanda Barbosa foi chamada ao Parlamento onde se recusou a dar explicações sobre esse episódio, alegando que o assunto está sob investigação.

"Isso agora está a ser investigado. Acho que vai ser uma investigação rápida", afirmou Maria Fernanda Barbosa, em resposta a perguntas de deputados no âmbito da audição realizada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Já na madrugada de hoje, a Guarda Prisional concluiu naquele EP uma megaoperação iniciada na quinta-feira e envolvendo mais de 100 operacionais, durante a qual foram apreendidos telemóveis, drogas e outros artigos.

Para as buscas foram mobilizados dois esquadrões da força especial da Guarda Prisional (Grupo de Intervenção e Segurança Prisional, GISP), guardas do próprio Estabelecimento Prisional (EP) de Paços de Ferreira e cães-polícias.

Em comunicado, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) detalhou que da busca resultou a apreensão de 79 telemóveis (proibidos em ambiente prisional), 20 ampolas de anabolizantes, oito seringas, uma balança de precisão, um passaporte, dois pares de luvas de luta.

Também apreendidos foram um alambique artesanal, dois baldes de fruta fermentada, centenas de comprimidos, 45 maços de tabaco, seis caixas de tabaco avulso, 98 gramas de haxixe, 20 gramas de heroína e um grama de cocaína.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.