"Estamos na frente e só dependemos de nós"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Depois das emoções dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto volta a centrar atenções no campeonato, cuja 22.ª jornada reserva uma receção ao Vitória de Setúbal, marcada para este sábado (20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão.

Sérgio Conceição acredita que os campeões nacionais vão colocar um ponto final numa série de três jogos sem vencer e que vão regressar aos triunfos no desafio com os sadinos, que considera “uma equipa poderosa em termos físicos e com boas individualidades”. O FC Porto é líder isolado, com 51 pontos, mais um do que o Benfica e mais dois do que o Sporting de Braga. O Vitória de Setúbal segue na 12.ª posição, com 22.

As análises da opinião pública
“A análise que a opinião pública faz é aos resultados. A melhor exibição que fizemos foi contra o Vitória de Guimarães, mas só se falou do empate e dos dois pontos que deixámos lá. O que quero ver amanhã, no fim do jogo, é uma vitória do FC Porto. Isso é o mais importante.”

O Vitória de Setúbal
“A equipa não marca muito desde que trocou de treinador, mas também não sofre muito. Mudou a sua estrutura habitual e tem jogado mais em 4-4-2, é uma equipa poderosa em termos físicos e com boas individualidades. O jogo será mais ou menos difícil consoante aquilo que o FC Porto fizer. Vamos ter de trabalhar muito para ganhar o jogo.”

Três jogos consecutivos sem vencer
“Estou plenamente convencido de que acabou a série de maus de resultados, mas já se sabe que no futebol há sempre três resultados possíveis. Acredito que amanhã vamos fazer um bom jogo, mas principalmente que vamos ganhar.”

A praga de lesões, sobretudo no ataque
“Temos sofrido um bocadinho com as lesões. O Brahimi está fora do jogo de amanhã. Como disse na antevisão do jogo com a Roma, sou pago para encontrar soluções e nunca me vou desculpar com as ausências. Aboubakar, Marega e Brahimi são três jogadores que estiveram em quase 60% dos nossos golos na época passada, mas há outros. Os jogadores estão preparados e a força do nosso balneário e da nossa equipa é essa. Todos estão preparados para jogar. Gostava de ter toda a gente disponível, mas não há que chorar sobre isso e tenho confiança total no grupo. Mesmo com as lesões, não foi por isso que não tivemos uma grande série de jogos sem perder. Temos de ser inteligentes e criativos na forma como trabalhamos a equipa mesmo com as ausências. Essas ausências não podem interferir na nossa preparação e na confiança dos outros jogadores. Os jogadores que estão disponíveis são os mais importantes neste momento.”

A diminuição da vantagem no campeonato
“Nunca jogámos sentindo que estávamos confortáveis em relação ao segundo classificado ou ao terceiro. Aconteceu esta fase, na qual tivemos 45 minutos fracos, que foram os segundos 45 minutos contra o Moreirense. Há fases em que a bola vai ao poste e vai parar ao pé de um adversário, enquanto nós rematamos à trave e a bola vai para fora. Com os jogadores que temos disponíveis, vamos tentar colocar o melhor onze para ganhar o jogo. Sentia-me afetado quando era treinador do Olhanense e tinha quatro ou cinco meses de salários em atraso. Pressão enorme é vir para aqui trabalhar todos os dias e tentar dar o melhor aos jogadores. Estamos na frente e só dependemos de nós, é importante relembrar isto. As contas fazem-se em maio.”

Jogar antes ou depois dos rivais
“Temos que ganhar o nosso jogo, antes ou depois dos rivais. Na época passada jogámos quase sempre depois dos nossos rivais e não foi por isso que deixámos de ser campeões.”

O setor defensivo
“Quando o Pepe chegou, ouvi muitos comentadores a dizer que o nosso setor defensivo era dos mais fortes da Europa, mas agora já não é. Quando o Pepe chegou, coincidiu com uma lesão do Maxi em Alvalade. Não se pode pensar que agarrámos num jogador que fez quatro ou cinco meses a central e o colocámos a lateral. Tudo foi trabalhado e tudo o que se faz é com a consciência de que estamos a colocar o onze mais forte. Se o Éder Militão joga à direita, é porque entendo que o onze do FC Porto é mais forte dessa maneira.”

A conversa com Felipe após o Roma-FC Porto
“Não percebo a estranheza, muito sinceramente. Foi um jogo de grande intensidade, dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Prefiro vê-lo irritado depois de uma derrota do que aos sorrisos, aos abraços e a combinar jantares. Ele estava irritado com uma ou outra situação do jogo e fui lá acalmá-lo, nada mais. As pessoas interpretam como querem, mas o que se passou foi exatamente isto.”

 

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.