Verdes querem política de recuo da ocupação costeira

| Política
Porto Canal / Agências

Ílhavo, 14 fev (Lusa) - Manuela Cunha, da comissão executiva nacional do partido "Os Verdes", defendeu hoje que "é tempo de começar a planear o recuo da ocupação da orla costeira", face ao avanço do mar.

Manuela Cunha, que falava aos jornalistas na Praia da Barra, onde se tem verificado a erosão acentuada da duna primária, considerou que o que os sucessivos governos têm feito, face às investidas do mar em diferentes pontos da costa, "são cuidados paliativos" e medidas avulsas.

"Temos de começar a pensar no recuo da ocupação da costa, o que será um processo moroso e complexo, até porque há os direitos de propriedade das pessoas, mas que tem de ser planeado. A Holanda já está a largar território ao mar e temos de começar a pensar nisso", defendeu.

A dirigente, que durante o dia de hoje integra uma comitiva do partido "Os Verdes" que está a percorrer a costa portuguesa, criticou a "política errada a montante" que tem sido seguida, com reflexos na costa, nomeadamente com a construção de novas barragens que impedem a reposição de inertes.

"Os Verdes defendem que deve ser parada a sua construção e lembro que uma das questões em que mais insistimos quando foi discutido o Plano Nacional de Barragens foi que não foram estudados os impactos na orla costeira", disse.

Manuela Cunha sublinhou que os problemas que se estão a verificar na orla costeira "eram previsíveis e são conhecidos há muito tempo", lamentando que não haja uma política para combater os efeitos das alterações climáticas e adaptar a linha de costa, o que deve ser feito ouvindo a comunidade científica, mas também as populações que detêm um saber empírico, que lhes advém das atividades ligadas ao mar.

Quanto às intervenções de emergência, nomeadamente na Praia da Barra, a dirigente dos Verdes concorda com a necessidade de reforçar a duna primária e fazer a recarga do areal "de forma cuidadosa" e promete que o partido vai estar atento ao cumprimento das promessas do governo.

"Sempre que há temporais o governo promete milhões: é assim, o mau tempo trás areia e milhões, que depois não chegam às populações afetadas, pelo que os Verdes vão acompanhar a situação e ver se as verbas anunciadas chegam ao destino", advertiu.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.