Turquia detém 52 sírios suspeitos de ligação ao Estado Islâmico

| Mundo
Porto Canal com Lusa

A Turquia deteve esta quinta-feira 52 cidadãos sírios suspeitos de ligação ao grupo extremista Estado Islâmico numa operação na cidade de Bursa, a cerca de 100 quilómetros a sul de Istambul, noticia a agência estatal Anadolu.

Os suspeitos, detidos em cinco residências em dois bairros de Bursa, foram levados para as instações da polícia antiterrorista, acrescenta a Anadolu, sem fornecer mais informações sobre o inquérito.

O diário Milliyet acrescenta que a operação foi concretizada com o apoio de veículos blindados e que a polícia apreendeu documentos e material digital.

A Turquia foi, em 2015 e 2016, alvo de numerosos atentados atribuídos ou reivindicados pelo EI que fizeram cerca de 300 mortos.

O último desses atentados fez 39 mortos, sobretudo estrangeiros, numa discoteca de Istambul na madrugada do ano novo, em 2017.

Desde então, a polícia turca realiza com frequência operações contra as redes do Estado Islâmico (EI) e, segundo dados do Ministério do Interior, detém uma média de 30 suspeitos por semana.

Durante o ano de 2018, os agentes detiveram 3.038 pessoas em operações contra o EI, mas não é claro quantos deles foram julgados.

Há um ano havia 1.354 pessoas em prisão preventiva sob acusação de pertencer ao EI.

A Turquia acolhe mais de 3,5 milhões de refugiados sírios que fugiram do conflito no país.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.