Governo dos Açores liberta 17 camas no Hospital de Ponta Delgada para repor normalidade

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 13 fev (Lusa) -- A Secretaria Regional da Saúde vai libertar 17 camas ocupadas no Hospital do Divino Espírito Santo por doentes com alta, há vários meses, visando retomar a normalidade clínica, foi hoje anunciado.

O diretor regional da Saúde, Tiago Lopes, que esteve reunido com o Conselho de Administração do Hospital de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, declarou à agência Lusa que uma "avaliação da situação clínica e social dos utentes internados na Rede Regional de Cuidados Continuados e existentes nas estruturas residenciais para idosos" permitiu proceder à "otimização das vagas disponíveis".

A responsável pelo Conselho Médico dos Açores da Ordem dos Médicos, Isabel Cássio, considerou na terça-feira que a situação que se vive no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, resulta de "falta de planeamento e estratégia", reivindicando medidas "urgentes".

As causas, apontou, são a época gripal, o envelhecimento da população e o facto de o hospital ter "permanentemente um número significativo de camas bloqueadas por doentes (25) que não têm a necessidade" de ali estar, havendo cancelamentos cirúrgicos por esta razão.

A situação conduziu mesmo, segundo Isabel Cássio, ao cancelamento do programa de produção cirúrgica adicional para regularizar a lista de espera existente "há vários anos".

A anteceder estas declarações, a direção clínica e a administração do hospital de Ponta Delgada afirmaram que têm "chamado a atenção da tutela", há "mais de dois anos", para a necessidade de se ter "uma solução nos cuidados primários e na comunidade de modo a que sejam libertadas as camas ocupadas com casos sociais e de cuidados continuados".

Tiago Lopes adiantou que os doentes com alta - também por via da "finalização de um procedimento concursal para a contratação de 12 assistentes operacionais" - vão ser assim transferidos para lares (6) e os restantes 11 para as unidades de cuidados continuados de Vila Franca do Campo, Nordeste, Povoação e Clínica de Bom Jesus.

O diretor regional assegura, com base em declarações do Conselho de Administração da unidade hospitalar, que a libertação de camas "irá permitir a retoma da atividade cirúrgica normal nos blocos operatórios".

JYAM (PPF) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".