Universidade de Évora reivindica reforço orçamental de 1,3 ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Évora, 13 fev (Lusa) - A Universidade de Évora (UÉ) reivindicou hoje um reforço orçamental de 1,3 milhões de euros para este ano, devido ao aumento das despesas com salários e à anunciada redução do valor das propinas.

"Na UÉ, trabalhador a trabalhador, aluno a aluno, as contas estão feitas, sendo necessário, então, um reforço de cerca de 1,3 milhões de euros em relação ao orçamento final de 2018", apontou a academia alentejana.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a UÉ lembra o acordo assinado pelo Governo com as universidades, em julho de 2016, em que assumiu transferir para as instituições os montantes correspondentes à execução das alterações legislativas com impacto financeiro que viessem a ser aprovadas.

"Em nenhuma situação ao longo desta legislatura o mesmo foi integralmente cumprido, sendo desconhecidos, sempre, os mecanismos que têm levado o Ministério das Finanças a fazer os cálculos que permitem chegar aos valores de reforço que anualmente tem calculado", refere a instituição.

Para este ano, segundo a UÉ, a "situação agudiza-se" dado que o Governo "determinou na lei do Orçamento do Estado para 2018 que as progressões remuneratórias, obrigatórias, deveriam ser desbloqueadas" e o respetivo "pagamento faseado", o que tem reflexo no orçamento de 2019.

"Acresce ainda o impacto substancial resultante da decisão do Governo quanto à redução do valor das propinas", nota, indicando que, para este ano, "a única certeza" é o limite máximo que lhe foi atribuído, cujo incremento relativo ao final de 2018 "é apenas de cerca de 100 mil euros, o que fica muito aquém do necessário".

Além de 1,3 milhões de euros, de acordo com a UÉ, "deverá ainda ser acrescentado o valor do reforço atribuído em 2017 para pagar agregações e outras medidas legislativas desse ano, que tiveram impacto nos anos seguintes e que nunca foi incluído" no limite máximo inicial de 2018.

A instituição assinala também "a total ausência de reforço" devido aos "incrementos salariais" que decorrem das regularizações contratuais no âmbito do Programa de Regularização de Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP).

Este processo terá "um impacto muito significativo, ascendendo a várias centenas de milhares de euros", adverte, alertando que a situação "agrava-se mais ainda" se forem ainda contadas "as progressões que ocorrerão em 2019, decorrentes do novo ciclo de avaliação".

"Este défice permanente leva a que a preocupação diária seja o pagamento de salários e despesas de funcionamento corrente, obrigando ao abandono de outras medidas estruturantes, como a conservação de edifícios e equipamentos e a consequente degradação das condições de ensino e investigação", pode ler-se no documento.

SYM // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.