Cresap já recebeu pedido para lançar novo concursona DGAEP e está a analisá-lo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 fev (Lusa) - O Ministério das Finanças já enviou à Cresap o pedido de realização de um novo concurso para o cargo de diretor-geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), estando esta comissão a "analisá-lo", disse hoje a sua presidente.

Júlia Ladeira foi hoje ouvida na Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa sobre a recusa do Governo em aceitar os três nomes que aquela Comissão de Recrutamento e Seleçao para a Administração Pública (Cresap) indicou para o cargo de diretor-geral da DGAEP e a intenção de lançar um novo concurso.

Na origem desta recusa de aceitação da 'short-list' está o facto de, segundo refere um despacho publicado em dezembro pela secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, no período de seleção ter sido identificado "um candidato com perfil mais compatível com as orientações estratégicas definidas".

Júlia Ladeira afirmou que já chegou à Cresap o pedido para novo concurso, com indicação de um novo perfil, que esta Comissão está a analisar. E ainda que tenha salientado que as alterações de perfil não sejam um facto inédito, é inédita a justificação para a não aceitação de uma lista de designação e lançamento de novo concurso.

Questionada sobre se iria ou não acatar a realização do novo procedimento concursal (que implica a receção de novas candidaturas, a sua análise e a realização de entrevistas aos novos candidatos), a presidente da Cresap disse apenas que está a analisá-lo, sem avançar mais detalhes.

"A Cresap baseou-se na legislação em vigor" no processo de seleção dos candidatos à DGAEP, ou seja, escolheu os três nomes que considerou terem competência e currículo para o cargo à luz dos perfis que tinham sido definidos. "Sempre que isso não acontece [não é possível encontrar o número de candidatos necessário] transmitimos a nossa posição ao Governo" precisou, adiantado que, sendo estes os instrumentos legais de que a Cresap dispõe para funcionar e fazer o seu trabalho, isso não significa que não seja sempre possível avaliar e melhorar as metodologias.

"Ao fim de dois aos de mandato podemos identificar situações que podem ser melhoradas", referiu Júlia Ladeira manifestando total disponibilidade para participar num processo de melhoria de um sistema de seleção e recrutamento de dirigentes que, a seu ver, tem bastantes virtudes.

LT // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.