Parlamento Europeu aprova plano plurianual para pesca sustentável

| Economia
Porto Canal com Lusa

Estrasburgo, França, 12 fev (Lusa) -- O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje o plano plurianual para a gestão das pescas em águas ocidentais, nomeadamente de Portugal continental, Açores e Madeira, que prevê a sustentabilidade das espécies e do setor.

O regulamento, hoje aprovado por 525 votos a favor, 132 contra e 19 abstenções, abrange frotas de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Irlanda e Reino Unido e espécies de grande importância comercial como a pescada, o tamboril e o lagostim em águas ibéricas e bacalhau, entre outras.

O regulamento, que mantém o objetivo de se atingir até 2020 o rendimento máximo sustentável das unidades populacionais ('stocks') demersais (que vivem a maior parte do tempo no fundo do mar).

O peixe-espada preto, em águas da Madeira, e o goraz, nos Açores, são unidades também abrangidas no plano, estabelecendo o texto que deverá ter-se em conta "as limitações relacionadas com a dimensão dos navios de pesca artesanal e costeira utilizados nas regiões ultraperiféricas".

IG // EA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.