Info

UE envia dois peritos mas não uma missão de observação

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 12 fev (Lusa) -- A União Europeia (UE) vai enviar uma missão de dois peritos às eleições legislativas na Guiné-Bissau e não uma de observação eleitoral, conforme solicitado pelas autoridades do país, disse hoje à Lusa fonte comunitária.

Em 26 de setembro último, a UE recebeu um convite do primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, para enviar uma missão de peritos às legislativas de 10 de março, tendo Bruxelas decidido enviar dois membros, que partem para o país no próximo dia 18.

Os dois peritos independentes irão fazer uma avaliação técnica geral das várias etapas do processo eleitoral, segundo a mesma fonte, e reunir-se-ão com as autoridades responsáveis pelo processo eleitoral, pelo judiciário, partidos políticos e candidatos e ainda com organizações da sociedade civil.

Os enviados da UE manterão uma posição imparcial, não intervirão no processo eleitoral e não farão qualquer declaração ou comentário público sobre as eleições.

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Termina sequestro em autocarro no Rio de Janeiro, suspeito morto pela polícia

O sequestro dos passageiros de um autocarro na ponte que liga a cidade brasileira do Rio de Janeiro e Niterói terminou cerca das 09h00 locais (13h00 em Lisboa) com a morte do suspeito, informou a Polícia Militar.

Twitter bane propaganda dos 'media' controlados pelo Estado após suspender contas associadas à China

A rede social Twitter informou esta terça-feira que não aceitará mais "propaganda de órgãos de imprensa controlados pelo Estado", condenando comportamentos "manipuladores", depois de anunciar que suspendeu quase mil contas associadas ao regime chinês.

Quatro mil pessoas retiradas de casa devido a incêndio na Grã Canária, Espanha

Um incêndio florestal que lavra desde sábado em Valleseco, na ilha espanhola Grã Canária, obrigou à retirada de quatro mil pessoas de 40 localidades, informou este domingo o presidente do Governo das Ilhas Canárias.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.