BEI investiu 3,3 mil milhões de euros em África no ano passado

| Economia
Porto Canal com Lusa

Adis Abeba, 11 fev (Lusa) - O Banco Europeu de Investimento (BEI) investiu no ano passado 3,3 mil milhões de euros em África para apoiar quase 60 projetos no continente, fazendo o maior investimento desde que começaram estes apoios, anunciou hoje a instituição.

"Em 2018, o Banco Europeu de Investimento decidiu disponibilizar 3.300 milhões de euros (3.740 milhões de dólares) em novos financiamentos destinados ao investimento no setor privado e em infraestruturas em 20 países africanos", lê-se num comunicado distribuído hoje pela entidade bancária, no final do discurso do seu presidente na cimeira da União Africana.

No discurso, o presidente do BEI, Werner Hoyer, vincou que "África precisa de bons parceiros" a acrescentou que "África beneficiará da incomparável competência técnica, ambiental e financeira do Banco para alcançar objetivos comuns e enfrentar desafios globais".

Nos próximos meses, o BEI "deverá confirmar novos financiamentos significativos para projetos em África, incluindo o apoio aos transportes sustentáveis, ao desenvolvimento urbano, às infraestruturas de água, ao microfinanciamento e ao investimento do setor privado", lê-se no comunicado, que dá ainda conta de que desde 1965 o banco já investiu mais de 48 mil milhões de euros no continente.

O BEI é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia, cujo capital é detido pelos Estados-Membros e concede financiamentos a longo prazo para investimentos viáveis que contribuam para a concretização dos objetivos políticos da UE.

MBA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.