Info

Presidente da República diz que 30 anos da Anafre celebram a democracia

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 fev (Lusa) -- O Presidente da República considerou hoje que os 30 anos da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) são uma celebração da "democracia portuguesa" e do papel do poder local, numa mensagem em vídeo enviada aos autarcas reunidos em Lisboa.

"É uma celebração, antes do mais, da democracia portuguesa. É uma celebração, a seguir, do papel do poder local na democracia portuguesa", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem em vídeo, exibida na sessão solene dos 30 anos da constituição, em 1989, da Anafre.

O chefe de Estado lamentou não pode estar presente no Centro de Congressos de Lisboa, à Junqueira, devido a uma reunião "inadiável" do Conselho Superior de Defesa Nacional.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, o momento celebra também o que "têm sido as freguesias na História de Portugal, caso praticamente singular" na Europa e "porventura do mundo".

"É uma celebração da resistência das freguesias àqueles que pensavam que poderiam, mais tarde ou mais cedo, ser substituídas por municípios de outro grau ou até desaparecerem na voragem dos tempos", frisou.

O Presidente salientou que o momento celebra ainda o que "foi a valorização das freguesias" ao longo da democracia, bem como da fundação da Anafre depois da constitucionalização, no regime democrático, destas autarquias locais.

"É a celebração do vosso papel de todos os dias, junto daqueles que são a razão de ser da vossa existência, 24 horas por dia, todos os dias da semana, todas as semanas do ano, todos os anos dos mandatos", vincou.

Esta proximidade, para Marcelo Rebelo de Sousa, implica "ter de estar disponível para responder a uma crítica, a uma angústia, a uma ansiedade, mas também acompanhar num sonho, numa alegria, num momento de júbilo".

O Presidente reiterou a pena de, como disse no anterior Congresso Nacional da Anafre, em janeiro de 2018, faltar no seu "currículo autárquico" o dado essencial de ser autarca de uma freguesia.

"De todo o modo, hoje, como Presidente da República, venho enviar-vos um abraço do tamanho de Portugal, que o mesmo é dizer do tamanho de todas as freguesias portuguesas, concluiu.

A Anafre assinalou os seus 30 anos com uma sessão solene em que marcou presença o conselho diretivo,

O órgão integra o presidente, Pedro Cegonho - da freguesia de Campo de Ourique (Lisboa), por indicação do PS, que obteve o maior número de freguesias nas anteriores eleições autárquicas -, e os vice-presidentes Armando Vieira (PSD), da freguesia de Oliveirinha (Aveiro), e Jorge Amador (PCP), da Serra d'el Rei (Peniche).

Na sessão solene participaram também o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

LYFS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Só 17% dos portugueses diz ser "extremamente provável" ir votar nas eleições Europeias

Apenas 17% dos portugueses considera ser extremamente provável ir às urnas nas próximas eleições europeias, a terceira percentagem mais baixa na União Europeia (UE), revela o Eurobarómetro publicado hoje pelo Parlamento Europeu (PE).

Presidente da Câmara da Maia mostra-se tranquilo e diz que confia na Justiça

O autarca da Câmara Municipal da Maia diz estar tranquilo com a ação interposta pela oposição e que culminou com a perda de mandato. António Silva Tiago mantem-se em funções até que seja decidido o recurso.

Presidente da República considera "irrealista" qualquer reforma do SNS que "feche totalmente" a porta aos privados

O Presidente da República considera que qualquer proposta de reforma da Lei de Bases da Saúde que feche totalmente a hipótese da sua gestão por privados "é uma lei irrealista", mas a proposta do Governo "abre essa hipótese".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.