Presidente da República diz que 30 anos da Anafre celebram a democracia

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 fev (Lusa) -- O Presidente da República considerou hoje que os 30 anos da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) são uma celebração da "democracia portuguesa" e do papel do poder local, numa mensagem em vídeo enviada aos autarcas reunidos em Lisboa.

"É uma celebração, antes do mais, da democracia portuguesa. É uma celebração, a seguir, do papel do poder local na democracia portuguesa", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem em vídeo, exibida na sessão solene dos 30 anos da constituição, em 1989, da Anafre.

O chefe de Estado lamentou não pode estar presente no Centro de Congressos de Lisboa, à Junqueira, devido a uma reunião "inadiável" do Conselho Superior de Defesa Nacional.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, o momento celebra também o que "têm sido as freguesias na História de Portugal, caso praticamente singular" na Europa e "porventura do mundo".

"É uma celebração da resistência das freguesias àqueles que pensavam que poderiam, mais tarde ou mais cedo, ser substituídas por municípios de outro grau ou até desaparecerem na voragem dos tempos", frisou.

O Presidente salientou que o momento celebra ainda o que "foi a valorização das freguesias" ao longo da democracia, bem como da fundação da Anafre depois da constitucionalização, no regime democrático, destas autarquias locais.

"É a celebração do vosso papel de todos os dias, junto daqueles que são a razão de ser da vossa existência, 24 horas por dia, todos os dias da semana, todas as semanas do ano, todos os anos dos mandatos", vincou.

Esta proximidade, para Marcelo Rebelo de Sousa, implica "ter de estar disponível para responder a uma crítica, a uma angústia, a uma ansiedade, mas também acompanhar num sonho, numa alegria, num momento de júbilo".

O Presidente reiterou a pena de, como disse no anterior Congresso Nacional da Anafre, em janeiro de 2018, faltar no seu "currículo autárquico" o dado essencial de ser autarca de uma freguesia.

"De todo o modo, hoje, como Presidente da República, venho enviar-vos um abraço do tamanho de Portugal, que o mesmo é dizer do tamanho de todas as freguesias portuguesas, concluiu.

A Anafre assinalou os seus 30 anos com uma sessão solene em que marcou presença o conselho diretivo,

O órgão integra o presidente, Pedro Cegonho - da freguesia de Campo de Ourique (Lisboa), por indicação do PS, que obteve o maior número de freguesias nas anteriores eleições autárquicas -, e os vice-presidentes Armando Vieira (PSD), da freguesia de Oliveirinha (Aveiro), e Jorge Amador (PCP), da Serra d'el Rei (Peniche).

Na sessão solene participaram também o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

LYFS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.