Eurogrupo apoia por unanimidade irlandês Lane para Comissão Executiva do BCE

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 11 fev (Lusa) -- O Eurogrupo, reunido hoje em Bruxelas, apoiou por unanimidade a nomeação do governador do Banco Central da Irlanda, Philip Lane, para a Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE), onde irá substituir o alemão Peter Praet.

"O Eurogrupo apoiou unanimemente Philip Lane, governador do Banco Central da Irlanda, para se tornar membro da comissão executiva do BCE. O Philip é uma excelente escolha", escreveu o presidente do fórum de ministros das Finanças da zona euro, Mário Centeno, na sua conta oficial na rede social Twitter.

Em comunicado, o Eurogrupo adianta que a recomendação ao Conselho Europeu -- constituído pelos chefes de Estado e de Governo da UE -- deverá ser formalmente adotada já na terça-feira, por ocasião do Conselho de ministros das Finanças da UE (Ecofin).

Após consultas com o Parlamento Europeu e o Conselho do BCE, o Conselho Europeu deverá oficializar, na próxima cimeira de líderes (22 e 23 de março), a nomeação de Lane, que então sucederá a Praet a partir de 01 de junho de 2019, para um mandato não renovável de oito anos.

Hoje, à entrada para a reunião do Eurogrupo, Centeno comentou que se trata de "uma nomeação muito importante, de um economista com grande experiência de Banco Central, e com uma formação de elevadíssima qualidade", pelo que esperava um "apoio muito forte para a nomeação de Philip Lane", o que se verificou.

ACC/ANE // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.