Obras Públicas com "quedas significativas" em 2018 - AICCOPN

| Economia
Porto Canal com Lusa

Porto, 11 fev (Lusa) -- O mercado de obras públicas encerrou o ano passado com "quebras significativas" em concursos promovidos e contratos celebrados com empreiteiros, de acordo com a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Em comunicado, a entidade revelou que no ano passado "o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovido, ou seja, objeto de anúncio em Diário da República, foi de 2.633 milhões de euros, menos 11% do que o apurado em 2017".

Segundo as contas da AICCOPN, esta performance significa que 2018 "encerra, assim, com variações negativas pelo décimo segundo mês consecutivo, regressando, novamente, a valores inferiores aos verificados em 2011".

No que diz respeito ao número de contratos celebrados a situação é semelhante. Assim, o total destes procedimentos divulgados pelo Portal Base atingiu os "1.933 milhões de euros, valor que é 4% menor que o verificado em 2017 e traduz um retrocesso face à recuperação ocorrida em 2016 e 2017", avançou a AICCOPN.

Esta situação é justificada, sobretudo, pelo desempenho da modalidade Ajuste Direto e Consulta Prévia, que se fixou em 450 milhões de euros, menos 25% do que em igual período do ano passado, de acordo com a mesma nota. Esta queda acabou por anular os ganhos de 7% registados na modalidade de concursos de empreitadas de obras públicas, que atingiram os 1.346 milhões de euros.

A AICCOPN alertou ainda para a baixa concretização no mercado de obras públicas, tendo em conta que os contratos efetivamente assinados, avaliados em 1.933 milhões de euros, são cerca de metade dos concursos promovidos ao longo do ano.

ALYN // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.