Info

9º Amadora Jazz abre com "figuras cimeiras do jazz" português e fecha com Marc Copland

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 fev (Lusa) -- O próximo Amadora Jazz vai decorrer de 07 a 09 de março, com o habitual destaque de "figuras cimeiras do jazz nacional", que este ano combina com músicos estrangeiros, como "o poeta do piano" Marc Copland, anunciou hoje a organização.

"Até hoje, o Amadora Jazz contou sempre com figuras cimeiras do jazz nacional", escreve o Jazz ao Centro Clube, que organiza o festival, acrescentando que este ano a 9.ª edição tem "como principal novidade a inclusão de artistas internacionais no seu cartaz".

Os convidados são o pianista Marc Copland, o contrabaixista Drew Gress e o baterista Joey Baron, o trio do "mestre de inovações harmónicas e da polifonia rítmica", com mais de 50 anos de carreira, que também tocou com o guitarrista John Abercrombie e contrabaixista Gary Peacock.

O trio de Marc Copland atuará no fecho do festival, a 09 de março, nos Recreios da Amadora.

Dois dias antes, quinta-feira, 07 de março, a abertura é feita no mesmo palco, pelo trio TGB, formado pelo tubista Sérgio Carolino, o guitarrista Mário Delgado e o baterista Alexandre Frazão.

O trio TGB (tuba, guitarra, bateria) faz uma das "primeiras apresentações públicas do novíssimo trabalho discográfico, lançado em janeiro", o álbum "III".

O Jazz ao Centro escreve que este álbum "revela três músicos em topo de forma e uma sonoridade de grupo que os próprios dizem ser 'sem fronteiras' estilísticas, recolhendo influências em muitos universos musicais, com especial ênfase para o rock".

No dia 08, o palco dos Recreios da Amadora acolhe o L.U.M.E. (Lisbon Underground Music Ensemble), liderado pelo compositor e pianista Marco Barroso, que reúne veteranos como José Menezes e jovens valores como Ricardo Toscano, segundo a organização.

"O ensemble de 15 instrumentistas é composto por alguns dos mais experientes músicos de jazz e de música erudita em Portugal, e inspira-se na tradição da big band, mas atualiza esse discurso de forma inteligente e irónica. A música de L.U.M.E. combina a composição escrita com improvisação e viaja entre universos aparentemente tão distintos como o funk e a música textural, o boogie woogie e ambientes impressionistas... com requintes zappianos", lê-se no comunicado do Jazz ao Centro.

O derradeiro dia do festival, sábado, 09 de março, comporta dois concertos.

O primeiro, à tarde, no Cineteatro D. João V, conta com o GeraJazz, nascido de uma parceria entre a Orquestra Geração e a Escola de Jazz do Hot Clube. O agrupamento começou a atividade em 2010 e é dirigido pelo maestro Eduardo Lala.

O 9.º Amadora Jazz encerra nos Recreios da Amadora, com "três três figuras fundamentais do jazz contemporâneo" - Marc Copland, Drew Gress e Joey Baron - "naquela que será uma data única em Portugal", garante a organização.

CP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Alterações climáticas vão gerar verões tempestuosos e abafados

As alterações climáticas estão a mudar a energia na atmosfera, levando a verões mais tempestuosos, mas também a longos períodos quentes e abafados, com implicações na qualidade do ar, segundo um estudo hoje divulgado.

Camião derrama combustível entre Vimieiro e Benavente e provoca quatro acidentes

Um pesado de mercadorias derramou esta segunda-feira combustível nas estradas nacionais 251, 119 e 118-1, entre Vimieiro (Évora) e Benavente (Santarém), tendo provocado o despiste de quatro viaturas na EN 251, com um ferido ligeiro, disse fonte da GNR.

Estradas na Serra da Estrela reabriram às 12h00

As estradas da Serra da Estrela, que esta segunda-feira de manhã estiveram encerradas devido à queda de neve, já reabriram, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.