Info

Parque Urbano da Praça de Espanha em Lisboa concluído em 2020 - Câmara

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 fev (Lusa) -- O Parque Urbano da Praça de Espanha, que terá acesso direto aos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, deverá estar concluído em 2020, anunciou hoje o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

"Nós contamos que as obras estejam concluídas no próximo ano, em 2020, iniciando-se já este ano na rede viária, depois no parque verde, e nessa altura estará concluída aquilo que é verdadeiramente uma marca da Lisboa do futuro, uma cidade mais verde, mais sustentável, com mais espaço público e com mais ciclovias", disse Fernando Medina (PS).

O autarca falava aos jornalistas no final da apresentação pública da proposta vencedora do concurso público internacional de ideias para a requalificação da Praça de Espanha, que decorreu hoje na Fundação Calouste Gulbenkian.

O parque terá "um número muito significativo de árvores", zonas de "clareiras de fruição", parques infantis, esplanadas, quiosques e a "recuperação da água como elemento central" daquele espaço, destacou Fernando Medina, acrescentando que o projeto vai "permitir uma melhor vivência para todas aqueles pessoas que vão poder atravessar a pé a Praça de Espanha, utilizando uma ponte pedonal" que a ligará à Gulbenkian.

Segundo Medina, uma "zona hoje inacessível às pessoas, marcada por grandes vias viárias, onde não é possível alguém aceder ao verde que ali existe, vai dar origem a um parque verde", com cerca de cinco hectares, "de tamanho semelhante ao Jardim da Estrela".

Relativamente à circulação rodoviária, o presidente da câmara municipal defendeu que "saíra melhorada", já que haverá ligação direta da Avenida de Berna à Avenida Calouste Gulbenkian.

Isto é, explicou Medina, "quem pretender sair da cidade de Lisboa, em direção a Monsanto ou à ponte, vai direto e escusa de circundar toda a Praça de Espanha".

"Também para quem quer fazer a ligação entre a Avenida dos Combatentes e a Avenida António Augusto Aguiar [ela] será direta nos dois sentidos. Isto é, quem pretende entrar na cidade de Lisboa via norte, descendo a Avenida dos Combatentes, prosseguirá em frente naturalmente para a Avenida António augusto Aguiar", disse.

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, anunciou hoje que será lançado "em breve um concurso de ideias para a extensão do Parque Gulbenkian para o seu vértice sul", que deverá estar concluída "pouco tempo depois do Parque Urbano da Praça de Espanha".

TYS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Alterações climáticas vão gerar verões tempestuosos e abafados

As alterações climáticas estão a mudar a energia na atmosfera, levando a verões mais tempestuosos, mas também a longos períodos quentes e abafados, com implicações na qualidade do ar, segundo um estudo hoje divulgado.

Camião derrama combustível entre Vimieiro e Benavente e provoca quatro acidentes

Um pesado de mercadorias derramou esta segunda-feira combustível nas estradas nacionais 251, 119 e 118-1, entre Vimieiro (Évora) e Benavente (Santarém), tendo provocado o despiste de quatro viaturas na EN 251, com um ferido ligeiro, disse fonte da GNR.

Estradas na Serra da Estrela reabriram às 12h00

As estradas da Serra da Estrela, que esta segunda-feira de manhã estiveram encerradas devido à queda de neve, já reabriram, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.