Guiné-Bissau/Eleições: Há setores da sociedade política que não querem eleições - PM

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bissau, 11 fev (Lusa) - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, disse hoje que há setores da sociedade política do país que não querem ir a eleições e "querem perturbar", referindo-se ao novo pré-aviso de greve apresentado pelos sindicatos dos professores.

"Toda esta situação acontece porque há setores da nossa sociedade, sobretudo da sociedade política, que não querem ir a eleições e que querem perturbar", afirmou o primeiro-ministro, quando questionado pelos jornalistas sobre a nova greve marcada pelos professores do país.

Os três sindicatos representativos dos professores da Guiné-Bissau apresentaram hoje um novo pré-aviso de greve para começar na quinta-feira e terminar a 07 de março, exigindo do Governo o pagamento de salários em atraso, referentes ao ano de 2003, e a divulgação no Diário Oficial da revisão do Estatuto de Carreira Docente.

"Não estou a perceber que sindicatos e professores, porque com os professores efetivos que estão a trabalhar não há dívidas. Há uma dívida que é anterior ao nosso Governo, já lhes expliquei ainda ontem, que é uma dívida com o pessoal que se diz contratado e chamados novos ingressos", sublinhou.

O primeiro-ministro insistiu que foi feito um pagamento na sexta-feira e que, em princípio, hoje fica disponibilizado nas respetivas contas bancárias dos professores.

"Eu não vejo porque é que aqueles que estão a trabalhar, que são professores efetivos, que beneficiaram do aumento de salários, em relação aos quais nós temos os pagamentos em dia e não vejo as razões para um novo pré-aviso de greve", lamentou o primeiro-ministro.

Aristides Gomes salientou também que é preciso a população da Guiné-Bissau "assumir os destinos do país" e que a opinião pública se pronuncia sobre o estado das coisas que não beneficiam o desenvolvimento.

A Guiné-Bissau realiza eleições legislativas a 10 de março. A campanha eleitoral tem início no sábado e vai decorrer até 08 de março.

As eleições estiveram previstas para novembro do ano passado, mas foram adiadas devido a atrasos no recenseamento eleitoral.

MSE // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.