Governo moçambicano dá posse definitiva a três oficiais da Renamo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 11 fev (Lusa) - O ministro da Defesa moçambicano, Atanásio M'tumuke, deu hoje posse definitiva a três oficiais das Forças Armadas moçambicanas provenientes da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

"A longa experiência [dos nomeados] vai de certa maneira fortalecer o aprimoramento do processo de formação militar para que tenhamos capacidade de resposta às novas ameaças", disse Atanásio M'tumuke, durante uma cerimónia que assinalou o ato.

Os três oficiais já tinham sido nomeados em dezembro, mas de forma interina, o que suscitou críticas da Renamo.

A nomeação definitiva hoje celebrada resulta de avanços nas negociações de desarmamento, desmobilização e reintegração dos guerrilheiros da Renamo, justificou o Ministério da Defesa, em comunicado.

Tomaram posse o comodoro Inácio Luís Vaz e os brigadeiros Xavier António e Araújo Andeiro Maciacona, que passam a dirigir, respetivamente, os departamentos de Informações Militares, Operações e Comunicações do Estado-Maior General das Forças Armadas e de Defesa de Moçambique (FADM).

As decisões surgem na sequência de um memorando de entendimento (publicado no portal da presidência moçambicana), assinado em agosto de 2018, entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momade, e que define a distribuição de diversos cargos militares entre a Renamo e o Governo.

RIZR (LFO) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.