Portugal representado com 12 galerias nos dez anos da feira de arte Justmad

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 fev (Lusa) - Portugal vai estar representado com 12 galerias na Feira Internacional de Arte Contemporânea Justmad, em Madrid, de 26 de fevereiro a 03 de março, celebrando uma década com a participação de 60 galerias.

De acordo com a organização, a feira, que decorrerá no Palácio Neptuno, vai introduzir uma nova secção chamada Solo Portugal, com galerias portuguesas.

Com direção de Semíramis González e Daniel Silvo, a feira irá celebrar uma década contando com galerias de países como a Áustria, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Reino Unido, Uruguai e Venezuela.

"A Justmad tornou-se uma referência na arte emergente e na descoberta, tanto de novos artistas como de galerias com projetos originais e inovadores com qualidade", segundo um comunicado dos diretores.

De Portugal vão participar, de Lisboa, a Galeria Arte Periférica, Perve, Ratton, Galeria das Salgadeiras, Galeria São Mamede, Acervo, Galeria 111, Trema e Monumental, do Porto, a Galeria Sala 117, de Coimbra, a Sete, e, de Ílhavo, a Galeria Nuno Sacramento.

O comité de seleção foi composto pelos galeristas Nathaniel Pitt (Pitt Studio, Londres), Norberto Dotor (Fúcares, Almagro), Rui Brito (Galería 111, Lisboa) e as colecionadoras de arte Oliva Arauna, Pilar Ciloter e Basola Vallés.

No programa geral entram, entre outras, a 55sp (São Paulo), Alalimón Gallery (Barcelona), Projects (Madrid), Artig Gallery (Berlim e Barcelona), Flux23 (Viena), Heartbeats (Cidade do México), Loo & Lou (Paris), Pitt Studio (Londres), Via Thorey (Vitoria, Brasil), White Noise (Roma).

A nova secção Solo Portugal será comissariada por Lourenço Egreja, comissário da feira de arte JustLX, que celebrou em maio do ano passado a sua primeira edição em Lisboa.

A seleção de artistas residentes desta edição da Justmad é composta por Olalla Gómez (Madrid, 1982), escolhida pela galeria Antonia Puyó (Zaragoza), Diogo Tudela (Porto, 1987), pela galeria Sala 117 (Porto), Varvara Guljajeva & Mar Canet (Estónia e Barcelona, 1981), pela Alalimón Gallery (Barcelona), e Jonathan Notario (Leão, 1981), pela galeria Eldevenir (Málaga).

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.